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SILVA, Flávia Maria Mendes da. Estudo de viabilidade de reclaimed asphalt pavement (RAP) e resíduo de óleo vegetal em mistura asfáltica. 2023. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, Universidade Estadual da Paraíba, Araruna,- PB 2023. |
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O modal rodoviário é o mais utilizado no país, gerando custos de investimentos e manutenção das rodovias brasileiras, o que torna necessária a utilização de materiais que gerem maior durabilidade e economia. A área de biomateriais tem se destacado na engenharia em virtude do uso de recursos renováveis e a possibilidade de produção in loco. Nesse ínterim, este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento mecânico e o custo de produçãode uma mistura asfáltica com 40% de Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) e 6% de ácido graxo da borra do óleo de soja (AGBS) como agente de reciclagem identificando a viabilidade do emprego de materiais alternativos sustentáveis. Para tanto, realizaram-se ensaios de resistência à tração, módulo de resiliência, dano por umidade induzida e vida de fadiga para a mistura com RAP e teor de 6% de ácido graxo e uma mistura asfáltica de parâmetro (sem RAP). A verificação da significância dos dados foi realizada por meio do teste estatístico t de student. Ademais, realizou-se uma estimativa de custo de produção da mistura asfáltica de parâmetro e da mistura asfáltica reciclada para fins comparativos. Os resultados indicaram que a adição de 40% de RAP e uso do AGBS em 6% aumentou em 33,33% a resistência à tração da mistura reciclada, tornando-a mais rígida em comparação com a mistura de referência. A mistura de referência apresentou uma resistência à tração menor, enquanto a mistura contendo RAP e AGBS mostrou um resultado superior em 6,57%, embora os valores fossem próximos entre si. Comparando as duas misturas, analisando os resultados do módulo de resiliência a mistura reciclada com 6% de AGBS apresentou um aumento de 36,93% em relação à mistura de referência. Por fim, no teste de fadiga, a mistura reciclada suportou um número maior de ciclos e uma variação de tensões maior do que a mistura de referência. Em síntese, a verificação de valores na análise do teste t de Student, mostram que o valor de p bicaudal foi inferior ao valor do nível de significância. Conclui-se que, o uso de AGBS (6%) e RAP pode ser uma alternativa viável e sustentável para a pavimentação, contribuindo para o aumento da durabilidade e desempenho das estruturas asfálticas. Diante da análise econômica, o uso de agente rejuvenescedor é de baixo custo e não interfere no custo total de produção da mistura asfáltica, já o uso do RAP permite uma diminuição do custo total da produção. |
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