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Há algumas décadas, o livro didático tem sido, geralmente, o único material de trabalho para professores e, por esse motivo, torna-se interessante analisar como esse objeto trabalha as habilidades e/ou determinados conteúdo. Ao olhar especificamente para as seções destinadas à leitura em dois livros didáticos de Língua Portuguesa (LDP), o estudo em questão buscou responder à seguinte questão: Quais as semelhanças e as diferenças entre os projetos didáticos das seções de leitura em um livro publicado na década de 90 do século XX (anterior aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)) e em um material contemporâneo (pós-PCN)? Neste trabalho, foram analisados os volumes destinados a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da coleção Linguagem Nova (LDP 1), dos autores Carlos Emilio Faraco e Francisco Marto de Moura, publicado em 1994; e Singular e Plural, de autoria de Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart, publicado em 2015. Para responder à pergunta posta e diante do referido corpus, estabelecemos três objetivos: a) identificar os gêneros textuais explorados nas seções destinadas à leitura no LDP 1 e no LDP 2; b) descrever as principais características dos projetos didáticos das seções de leitura desses livros; e c) identificar as habilidades exploradas nos exercícios de leitura desses dois materiais. Os fundamentos teóricos contemplam uma revisão das concepções de leitura (KOCH; ELIAS, 2012), das orientações teórico-metodológicas sobre leitura presentes nos PCN (BRASIL/MEC, 1998) e da noção de projeto didático (PEREIRA, 2011, 2021). Identificamos que os gêneros mais explorados nas seções de leitura dos dois livros foram: a crônica, no LDP 1, e o gênero dramático, no LDP 2. Para estudar os projetos didáticos e as habilidades de leitura, selecionamos uma unidade de cada livro que tinha como texto principal os dois gêneros mais recorrentes: a crônica e o texto dramático. Analisamos também, comparativamente, unidades destinadas ao gênero reportagem, que se apresentou como um gênero recorrente em ambos os livros. No LDP1, os exercícios de leitura focalizam, em primeiro lugar, o tema, principalmente, com perguntas objetivas. Nesse livro, a análise linguística/gramática também é bastante explorada nas seções de leitura, principalmente, com questões epilinguísticas. No LDP 2, os exercícios de leitura possuem um número mais equilibrado entre os tipos de perguntas. Podemos notar essas diferenças pelas habilidades exploradas durante os exercícios de leitura do LDP 1, nos quais foram as perguntas objetivas e inferenciais de tema, epiliguísticas, metalinguísticas e de adequação à norma que se destacaram. Já as habilidades de leitura exploradas no LDP 2 consistem em objetivas e inferenciais de tema, eilinguísticas, opinativas, objetivas e inferenciais de gênero, concluímos que o LDP 2 possui uma maior variedade no que se refere as habilidades de leitura. Por fim, observamos que o projeto didático do LDP 1 segue a sequência discussão, leitura, interpretação, discussão e leitura, enquanto que o projeto didático do LDP 2, apresenta apenas o tópico inicial como ponto de discussão, e segue intercalando entre a leitura e a interpretação dos textos. |
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