Resumo:
O presente estudo trata-se de uma revisão de materiais e outros trabalhos já
publicados na área de jogos sérios no ensino de computação a procura de sintetizar
os avanços e aplicações possíveis de jogos em um ambiente de ensino. A presente
pesquisa possui o objetivo de verificar trabalhos disponíveis na área de jogos sérios
em relação ao ensino de computação e analisar a viabilidade e resultados dos
mesmos. Dessa forma, uma pesquisa foi aplicada nas bases de dados SciELO, Portal
CAPES Periódicos e Google Acadêmico em fevereiro de 2023, com a aplicação das
palavras-chave “jogos sérios”; “aplicação”; e “ensino de computação”, critérios de
exclusão foram aplicados aos resultados levando a 10 artigos viáveis para observação
e sintetização. Os jogos sérios têm muitos desafios envolvidos em sua produção, falta
de docentes que auxiliem a produção e má gestão de tempo com o jogo, tornando-os
ferramentas impopulares na área de ensino. Porém, os resultados alcançados com
jogos sérios provam que é viável seu uso como ferramenta de ensino na área de
computação.
Descrição:
DIAS, J. V. M. Jogos sérios aplicados no ensino de computação: uma revisão da literatura. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.