Resumo:
O presente estudo tem como objetivo investigar tecnologias baseadas em IoT de baixo custo para monitoramento de cisternas usando sensores e microcontrolador para transmissão e recebimento de dados, e, a partir disto, desenvolver uma solução para controle das águas das cisternas propondo um método para gerenciamento do consumo de água eficiente. Pode-se pensar especialmente em ambientes ou dispositivos como Cidades Inteligentes, Carros Conectados, Casas Inteligentes e Dispositivos Vestíveis (roupas e acessórios conectados). Uma nova geração de oportunidades está vindo e os sensores presentes nos objetos inteligentes podem notificar através de serviços Web os sistemas de gerenciamento dos dados sensoriais. Para isso será investigar tecnologias de baixo custo para gerenciamento de cisternas usando sensores e microcontrolador para transmissão e recebimento de dados, desenvolver um sistema para controle e monitoramento das águas a fim de utilizar o microcontrolador ESP32 com o auxílio de sensores de nível comunicando-se com a Rede LORAWAN em longas distâncias que são ideais para o ambiente que as cisternas estão inseridas. A tecnologia de comunicação Lora se mostrou relevante para o gerenciamento de recursos hídricos, que por meio de programação em linguagem C++ e uma plataforma de comunicação que proporciona a comunicação entre sensores e microcontrolador facilitando o acesso ao monitoramento dos reservatórios. Os resultados do protótipo se mostraram satisfatórios, uma vez que o principal objetivo foi
alcançado, mostrando-se uma alternativa para a implementação de um sistema de gerenciamento de cisternas e de baixo custo.
Descrição:
GONCALVES, J. J. P. Proposta de sistema de gerenciamento de cisternas utilizando sensoriamento e internet das coisas. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.