UEPB - Repositório Digital

Aprender e ensinar física em rede: novos desafios, cenários e sentidos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Evania Guedes de
dc.date.accessioned 2023-07-19T17:31:11Z
dc.date.available 2023-07-19T17:31:11Z
dc.date.issued 2017-11-13
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29757
dc.description ALMEIDA, E. G. Aprender e ensinar física em rede: novos desafios, cenários e sentidos. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho traz uma discussão sobre aprender e ensinar Física por meio do uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se para isso, as redes sociais entre vários outros recursos de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) que os professores podem adotar em sua prática pedagógica para proporcionar aos seus alunos uma melhoria na condição de aprendizagem. Além disso, é dada ênfase especial sobre como inserir essas ferramentas digitais no ensino de Física, considerando que, em geral, tal matéria é tida como uma das disciplinas menos apreciadas pelos alunos. Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, na qual se verificou como as TDCs podem ser inseridas nas aulas de Física, e que o uso dessas tecnologias de comunicação no ambiente escolar favorece a interação entre os alunos, além de desempenhar um papel importante para o desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Com este trabalho foi possível constar o quanto as redes sociais e as diversas ferramentas digitais, tais como os simuladores e canais, como o YouTube, podem ser de suma importância no processo de ensino e aprendizagem da Física, uma vez que estas representam uma possibilidade de romper com o antigo método tradicional de ensino ao adotar uma nova postura para alunos e professores em convivência com o novo cenário educacional no qual o aluno atua como sujeito do próprio aprendizado, enquanto o professor mostra-se como um mediador entre o aluno e o conhecimento a ser adquirido. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Esp. Marília Felix da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject TDIC pt_BR
dc.title Aprender e ensinar física em rede: novos desafios, cenários e sentidos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta