UEPB - Repositório Digital

Vantagens e desvantagens da centralização do marketing nas filiais da comercial Gerdau

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pessoa, Joselito Henrique
dc.date.accessioned 2014-02-21T18:30:23Z
dc.date.available 2014-02-21T18:30:23Z
dc.date.issued 2014-02-21
dc.identifier.other CDD 658.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2976
dc.description PESSOA, Joselito Henrique. Vantagens e desvantagens da centralização do marketing nas filas da comercial Gerdau. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Através do cenário que se vivencia atualmente, observa-se que a rapidez no retorno das respostas é fundamental para a empresa se destacar no mercado. Devido ao aumento da demanda em todas as áreas a descentralização de alguns departamentos tem sido uma boa opção na otimização do tempo e na resolução das atividades. Principalmente o departamento de marketing, que é uma área normalmente dinâmica, que necessita do envolvimento de todos. Realizou-se um estudo com o objetivo de apresentar quais as dificuldades encontradas devido à centralização do departamento de marketing da Empresa Comercial Gerdau Recife. Para o alcance deste objetivo, foram delineados os seguintes objetivos específicos: identificar se o modelo adotado traz alguma desvantagem para a organização e quais as vantagens que vêm a beneficiar a empresa, possibilitando uma melhor compreensão da adoção dessa estrutura organizacional. Em função da temática abordada, o referencial teórico enfoca os seguintes tópicos: Estrutura Organizacional, Centralização e Descentralização. O tipo de pesquisa adotado foi o exploratório, sendo a estratégia utilizada para o alcance dos objetivos da pesquisa o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados mostraram que a centralização e a descentralização têm suas vantagens e desvantagens, e que ambas são importantes no resultado da organização. Cada uma, quando aplicada corretamente traz benefícios à organização. Considerando a organização em questão, observamos que a centralização faz com que a organização tenha maior controle dos processos gerados em suas filiais, assim tendo resultados mais preciso. Concluiu-se que as centralizações bem como as descentralizações ambas muitas vezes são necessárias para as empresas, muitas vezes depende de alguns fatores e oportunidades. pt_BR
dc.description.sponsorship ORIENTADOR:Vera Lucia Barreto Motta pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Centralização pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.title Vantagens e desvantagens da centralização do marketing nas filiais da comercial Gerdau pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta