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Utilização das Tic's no ensino hibrido: desafios trazidos pela pandemia da covid-19 à disciplina de geografia

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dc.contributor.author Costa, Agaci Ferreira da
dc.date.accessioned 2023-07-20T12:57:57Z
dc.date.available 2023-07-20T12:57:57Z
dc.date.issued 2023-05-30
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29793
dc.description COSTA, Agaci Ferreira da. Utilização das TIC’S no ensino híbrido: desafios trazidos pela pandemia da Covid-19 à disciplina de Geografia. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Os anos de 2020 e 2021 trouxeram inúmeros desafios à educação nacional, a todas as disciplinas que compõem o currículo educacional, não sendo uma realidade exclusiva à Geografia, mas que a impactou de maneira significativa. Com o advento da pandemia da COVID-19, ensinar se tornou ainda mais desafiador em virtude da necessidade de ressignificar o processo de ensino-aprendizagem que, em um primeiro momento, ocorreu de forma totalmente remota, isto é, cem por cento online e, posteriormente, híbrida. Tais formatos foram adotados em virtude das medidas de segurança instituídas para conter a disseminação do Corona Vírus, como o isolamento social. Consequentemente, houve uma reestruturação do ambiente de ensino e, com ela, percebeu-se inúmeras dificuldades, como a falta de infraestrutura (falta de dispositivos como smartphone ou computador, de internet ou da comunicação entre ambos) e despreparo para lidar com tais tecnologias da informação e comunicação (TICs), que é uma prerrogativa do modelo não presencial, seja do remoto ou do híbrido. Tendo em vista este cenário, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na popularização do ensino híbrido com o advento da pandemia da COVID-19. Os objetivos específicos, por sua vez, são: refletir sobre os impactos da pandemia provocada pela COVID-19 na educação, discutindo sobre o ensino remoto e híbrido como estratégias adotadas pelas escolas brasileiras; apresentar as metodologias ativas relacionadas ao ensino de Geografia no cenário da pandemia; refletir sobre os desafios enfrentados quanto a aderência ao modelo híbrido; averiguar os principais desafios e dificuldades introduzidos pelo contexto pandêmico na disciplina de Geografia; e identificar os problemas e dificuldades relacionados aos recursos tecnológicos mobilizados no ensino híbrido no contexto da pandemia da COVID-19. O problema de pesquisa que norteará este estudo é: quais são as principais dificuldades enfrentadas pelo docente quanto ao formato híbrido e/ou remoto e até que ponto o formato é vantajoso? Para a elaboração do estudo optou-se pela metodologia da revisão bibliográfica. A coleta dos dados foi feita no Google Acadêmico e na Scielo. Os descritores considerados foram ensino híbrido e pandemia; ensino remoto e pandemia; dificuldades de ensino na pandemia; e ensino de Geografia na pandemia. Os critérios de inclusão e exclusão foram: materiais predominantemente dos ultimos 2 anos, período em que o formato. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Suellen Silva Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino HÍbrido pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC's pt_BR
dc.title Utilização das Tic's no ensino hibrido: desafios trazidos pela pandemia da covid-19 à disciplina de geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


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