Resumo:
A situação do jovem e do adulto que, por distintas circunstâncias, não conseguiu usufruir de seu direito à educação formal, ou mesmo tendo inicial acesso interrompeu o seu processo, constituiu o ponto de partida para elaboração do presente artigo, em forma de ensaio dissertativo, que teve como base um estudo bibliográfico, e cujo objetivo geral é discutir as perspectivas de inclusão desse indivíduo, a partir das possibilidades oferecidas pela Educação de Jovens e Adultos - EJA, tomando a alfabetização como elemento preponderante em seu processo de realização. A partir de critérios definidos, foram selecionados trabalhos de autores de diversas instituições do país, cujo objeto de investigação aloca-se na intersecção de dois campos: Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos - EJA e Políticas Públicas para Educação de Jovens e Adultos - EJA. O resultado do estudo apresentou três grandes tendências: a) o apontamento para a escassez de trabalhos preocupados em investigar políticas públicas para modalidade da EJA; b) a preocupação dos autores em ressaltar as potencialidades da EJA na inclusão social e de jovens e adultos; c) a indicação da necessidade de se promover formação específica de professores da modalidade EJA.
Descrição:
OTÁVIO, Eliane Lucas. Políticas públicas e a importância da alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma revisão da literatura. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.