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Nova lei de licitações e pesquisa de preços mudanças e implicações

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dc.contributor.author Sena, Carlos Augusto de Almeida
dc.date.accessioned 2023-07-20T23:44:32Z
dc.date.available 2023-07-20T23:44:32Z
dc.date.issued 2023-06-19
dc.identifier.other CDD 352.85
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29819
dc.description SENA, Carlos Augusto de Almeida. Nova lei de licitações e pesquisa de preços: mudanças e implicações. 2023. 23 p. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023, pt_BR
dc.description.abstract No ano de 1993, entrou em vigor no Brasil a lei 8.666/93, sendo definida como principal fundamento legal para as licitações públicas, em consonância com as leis 10.520/2022 (Lei do Pregão) e a 12.462/2011 (Regime Diferenciado de Contratação), publicadas posteriormente. A partir de 01/04/2021 passou a vigorar a Lei n° 14.133/2021, conhecida como Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, que veio para substituir as leis 8.666/93, 10.520/02 e 12.462/11. Essa nova lei traz consigo mudanças consideráveis e diversas inovações em relação as normas anteriores, com o objetivo de modernizar as regras existentes, tornando-as mais transparentes, eficientes e econômicas. Entre as alterações introduzidas pela Nova Lei de Licitações, destacam-se a criação de 22 princípios, a definição de 5 modalidades de licitação, alteração das fases licitatórias em algumas modalidades, além de criar novos critérios para o julgamento das propostas e a definição dos parâmetros que devem ser utilizados para a pesquisa de preços. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo identificar as mudanças consideradas relevantes na Nova Lei de Licitação, comparando-as com a Lei 8.666/93, como também analisar a importância da pesquisa de preços para determinar a eficácia do processo licitatório, através de estudo de caso, onde foi feito um levantamento de todos os pregões eletrônicos realizados e finalizados através da Central de Compras – PB/Governo da Paraíba, nos anos de 2021 e 2022, determinando a quantidade de itens homologados e não-homologados por falhas na pesquisa de preços. Como resultado, em 2021 foram fracassados 46,32% dos itens licitados e em 2022 foram fracassados 65,52% dos itens. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Bruna Cordeiro de Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Licitações pt_BR
dc.subject Modalidades de licitação pt_BR
dc.subject Pesquisa de preços pt_BR
dc.subject Gestão Pública pt_BR
dc.title Nova lei de licitações e pesquisa de preços mudanças e implicações pt_BR
dc.type Other pt_BR


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