Resumo:
A pesquisa tem como o objetivo analisar a obra cinematográfica “Alice Junior”, à luz da
linguagem dialógica de Bakhtin, a fim de realizar encaminhamentos didáticos reflexivos para as
aulas de Educação Física e para os (as) professores (as), justificando-se pelo entendimento de
que as produções a respeito dessa temática são bem escassas. Sobre esses aspectos, existem
no corpo da pesquisa as contribuições de Bakhtin e seu Círculo, além de Rojo e Moura
(2019), que discutem a pedagogia dos multiletramentos e vão ao encontro da dimensão
sensível e ideológica (BAKHTIN, 2010; VOLÓCHINOV, 2018). Quanto a metodologia, é
um trabalho de natureza qualitativa e de abordagem documental. O estudo recorreu ao filme
Alice Júnior (2019), selecionando cenas que causariam uma maior aproximação com os
alunos do ensino médio e para analisá-las, faz-se uso da verbo-visualidade. Por fim, é
apresentada uma proposta didática aberta, visando que a mesma possa servir como base para
que os professores não deixem o corpo trans de fora das reflexões em sala de aula e da
Educação Física Escolar. Também cabe mencionar que o trabalho pedagógico, a partir dessa
análise, leva o leitor a compreender o transgênero através de um outro prisma, pois exige o
reconhecimento da Educação Física Escolar como espaço de reflexão e não apenas como
reprodutor de práticas nas quais o corpo se faz presente superficialmente.
Descrição:
SILVA, Anacelly Ramos Pereira da. O corpo trans no filme Alice Júnior: horizontes reflexivos e didáticos para o ensino da Educação Física. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.