Resumo:
Ao longo das décadas, a Educação Física passou por várias mudanças importantes
em suas concepções e abordagens pedagógicas. A compreensão do corpo e das
práticas corporais, por exemplo, tem migrado de uma visão predominantemente biológica e higienista para uma visão mais ampla que reconhece as dimensões cultural
e social dessas práticas. Nesse sentido, o estudo em tela tem como objetivo primordial refletir sobre as concepções de corpo trazidas pela BNCC para a Educação Física nos ensinos fundamental e médio. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa
pautada em análise documental com abordagem mista (quali-quanti). Os resultados
apontam que a concepção de corpo presente na BNCC valoriza uma perspectiva
ampla e crítica. Isso significa que o corpo é entendido não apenas como um objeto
biológico, mas também como um elemento cultural e social, influenciado por normas
e relações de poder presentes na sociedade. Entretanto, percebe-se que a BNCC
limita essa perspectiva às práticas corporais, não explorando satisfatoriamente o entendimento de corpo. A palavra "corpo" é mencionada principalmente em relação às
atividades físicas e esportivas, deixando de lado os aspectos cognitivos e emocionais, por exemplo.
Descrição:
SANTOS, Fernanda dos. As concepções de corpo na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Física escolar. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.