Resumo:
A gestão pública busca melhorar os processos, equalizando planejamento, execução e resultados, mitigando gargalos para alcançar um maior nível de eficiência. A forma como os resultados da gestão são assimilados pelo público é o que auferem sua classificação qualitativa e característica de conhecimento da visão do público quanto às ações e resultados da administração pública se materializa em modelos de gestão mais democráticos com participação direta da população. Este estudo tem como objetivo apresentar os pressupostos teóricos que fundamentam a gestão da qualidade na administração pública. Trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica de abordagem qualitativa, baseada em artigos, livros e monografias apresentando também a perspectiva de três pontos principais: qualidade no planejamento, processamento e resultado. Assim, observa-se a necessidade da melhoria no que se refere à qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela gestão pública à sociedade, ressaltando ainda que A literatura permite observar que a gestão da qualidade engloba deste a criação da ação em sua fase de planejamento, seguindo pela sua execução ou processamento culminando em seu resultado, sendo a qualificação deste último feita de forma subjetiva pelo receptor, a população.
Descrição:
Lima, Hailton Emiliano de. Gestão da Qualidade da Administração Pública: uma revisão bibliográfica. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.