Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso é fruto das pesquisas desenvolvidas no Programa de Iniciação Científica – PIBIC-Af na modalidade de inclusão social da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, campus III, trabalhando a temática das religiões afro-brasileiras, particularmente a tradição do Catimbó-Jurema, tomando como fonte as letras de músicas interpretadas por Jackson do Pandeiro que trazem diversas representações da referida temática. Desta forma, foram escutadas 249 músicas, mas no presente texto foram discutidas apenas 07 músicas; paralelamente a audição das referidas músicas foram feitas as leituras teóricas para subsidiar a pesquisa, dos quais: Vandezande, Salles, Santiago, Barros, Prandi, Ortiz, Bastide, Assunção e Cascudo. E, a respeito do conceito de representação tomo o de Jadelet. A metodologia empregada para chegar aos resultados desejados foi qualitativa e a étnico-história. Portanto, o presente trabalho está divido em três partes. Na primeira, faço análise da constituição histórica da Jurema e a sua conceituação, a transição para o Catimbó-Jurema e os terreiros atuais da Jurema cruzada com a umbanda, também, descrevo, a sistematização das religiões afro-brasileiras. Na segunda parte, refaço a biografia de Jackson do Pandeiro e descrevo a sua proximidade com as religiões afro-brasileiras (Moura; Vicente, 2001). Na terceira e última parte, teço algumas análises das representações dos elementos das religiões afro-brasileiras, em especial os elementos da jurema e da umbanda.
Descrição:
OLIVEIRA, D. de. Jackson do Pandeiro e a representação dos elementos das religiões afro-brasileiras. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.