dc.description.abstract |
Diante dos desafios enfrentados pela pandemia do Covid-19, o processo educacional se
reinventou e passou a utilizar o Ensino emergencial remoto como forma de continuidade do
ensino-aprendizagem. Deste modo, com a disciplina de geografia não seria diferente, no que tange
a busca por novas ferramentas que facilitam o ensino e a aprendizagem dos alunos. Diante desse
cenário, os jogos pedagógicos online surgem como uma alternativa de assimilação dos conteúdos
da Geografia, explanados nas aulas, de maneira fácil e prazerosa. Nesse contexto, esse trabalho
tem como objetivo demonstrar a importância da utilização dos jogos pedagógicos online no ensino
e aprendizagem da Geografia, visando proporcionar aos alunos a assimilação do conteúdo de
forma didática e avaliar quais são os impactos dos jogos inseridos nas aulas. A pesquisa foi
realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eliete Souza de
Araújo Silva, localizada na cidade de Frei Martinho-PB, entre os meses de abril a junho de 2021,
durante o período de regência no Estágio Supervisionado III. Para a aplicação dos jogos foram
utilizados o blog Fórmula Geo que dispõem de jogos eletrônicos sobre os conteúdos da disciplina
de Geografia. A pesquisa teve carácter qualitativo e quantitativo. Na avaliação sobre o grau de
satisfação dos alunos foram aplicados um questionário contendo 04 perguntas fechadas.
Evidenciou-se que o acesso à internet não é uma realidade de todos os estudantes da escola pública
durante o período das aulas remotas. Quanto a utilização dos jogos, observou-se a boa
aceitabilidade destes como ferramenta auxiliar facilitadora dos conhecimentos da Geografia. Os
alunos que participaram da pesquisa não tiveram dificuldades durante a aplicação dos jogos no
site, demonstraram-se bastante motivados. O professor teve um papel fundamental no ensino e
aprendizagem durante a aplicação dos mesmos, desenvolvendo a visão crítica, estimulando o
conhecimento e despertando a imaginação dos alunos sobre os conteúdos da disciplina de
Geografia. Portanto, conclui-se que os jogos pedagógicos online proporcionaram aos alunos a
assimilação dos conteúdos da Geografia de forma lúdica, criativa e interativa demonstrando-se
uma ferramenta importante na construção do saber e impactando positivamente o ensino-aprendizagem da disciplina em foco. |
pt_BR |