UEPB - Repositório Digital

A importância dos jogos pedagógicos online como ferramenta de motivação no ensino-aprendizagem de Geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pessoa, Judson Kell Leite
dc.date.accessioned 2023-09-12T19:48:34Z
dc.date.available 2023-09-12T19:48:34Z
dc.date.issued 2022-12-14
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30124
dc.description PESSOA, J. K. L. A importância dos jogos pedagógicos online como ferramenta de motivação no ensino-aprendizagem de Geografia. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Diante dos desafios enfrentados pela pandemia do Covid-19, o processo educacional se reinventou e passou a utilizar o Ensino emergencial remoto como forma de continuidade do ensino-aprendizagem. Deste modo, com a disciplina de geografia não seria diferente, no que tange a busca por novas ferramentas que facilitam o ensino e a aprendizagem dos alunos. Diante desse cenário, os jogos pedagógicos online surgem como uma alternativa de assimilação dos conteúdos da Geografia, explanados nas aulas, de maneira fácil e prazerosa. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da utilização dos jogos pedagógicos online no ensino e aprendizagem da Geografia, visando proporcionar aos alunos a assimilação do conteúdo de forma didática e avaliar quais são os impactos dos jogos inseridos nas aulas. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eliete Souza de Araújo Silva, localizada na cidade de Frei Martinho-PB, entre os meses de abril a junho de 2021, durante o período de regência no Estágio Supervisionado III. Para a aplicação dos jogos foram utilizados o blog Fórmula Geo que dispõem de jogos eletrônicos sobre os conteúdos da disciplina de Geografia. A pesquisa teve carácter qualitativo e quantitativo. Na avaliação sobre o grau de satisfação dos alunos foram aplicados um questionário contendo 04 perguntas fechadas. Evidenciou-se que o acesso à internet não é uma realidade de todos os estudantes da escola pública durante o período das aulas remotas. Quanto a utilização dos jogos, observou-se a boa aceitabilidade destes como ferramenta auxiliar facilitadora dos conhecimentos da Geografia. Os alunos que participaram da pesquisa não tiveram dificuldades durante a aplicação dos jogos no site, demonstraram-se bastante motivados. O professor teve um papel fundamental no ensino e aprendizagem durante a aplicação dos mesmos, desenvolvendo a visão crítica, estimulando o conhecimento e despertando a imaginação dos alunos sobre os conteúdos da disciplina de Geografia. Portanto, conclui-se que os jogos pedagógicos online proporcionaram aos alunos a assimilação dos conteúdos da Geografia de forma lúdica, criativa e interativa demonstrando-se uma ferramenta importante na construção do saber e impactando positivamente o ensino-aprendizagem da disciplina em foco. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Suellen Silva Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Jogos online pt_BR
dc.title A importância dos jogos pedagógicos online como ferramenta de motivação no ensino-aprendizagem de Geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta