Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de estudar a importância da gestão democrática na formação de
jovens protagonistas. É por meio da gestão democrática e participativa que a escola contribui
para esse processo formativo, abrindo espaços e dando vez aos estudantes. Ouvir a comunidade
escolar, fortalecer os instrumentos de participação e valorização dos conselhos, são fatores
fundamentais na transformação da realidade das escolas brasileiras. A gestão democrática está
diretamente associada à participação da comunidade principalmente na busca de um ensino de
qualidade e no bem estar dos estudantes no ambiente escolar. É nessa linha de pesquisa, que
busca-se compreender como a gestão democrática e participativa da escola pública pode ser
uma fonte de incentivo à formação de cidadãos protagonistas no sistema político brasileiro.
Para nortear o trabalho, adotou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica, com a
contribuição de diferentes teóricos e pesquisas já realizadas sobre a temática em estudo.
Concomitante a pesquisa bibliográfica, utilizou-se de um questionário para coletar os dados e
fazer uma análise sobre o que foi explicitado no referencial teórico e os resultados alcançados.
Esse elo é fundamental para uma compreensão mais aprofundada da função social da escola.
Descrição:
SILVA, R. W. de S. Gestão democrática e participativa na escola pública: um incentivo à formação de cidadãos protagonistas no sistema político brasileiro. 2022. 46f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.