UEPB - Repositório Digital

Arquivologia e sustentabilidade nas escolas: uma revisão de literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Josivan Félix do
dc.date.accessioned 2023-10-26T17:31:41Z
dc.date.available 2023-10-26T17:31:41Z
dc.date.issued 2023-06-26
dc.identifier.other CDD 025.171 4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30185
dc.description NASCIMENTO, J. F. do. Arquivologia e sustentabilidade nas escolas: uma revisão de literatura. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O arquivista é um profissional multidisciplinar. Seu trabalho perpassa pelo planejamento de políticas e programas de gestão de documentos, organização, acompanhamento, assessoramento e direção de instituições arquivísticas e serviços de arquivo. Logo, conhecer o atual cenário da arquivologia e sustentabilidade nas escolas diante a ansiedade nas pesquisas brasileiras e internacionais se traduz em um processo de extrema importância. Dessa forma, objetivou-se realizar uma síntese da literatura nacional e internacional sobre a arquivologia e sustentabilidade nas escolas. Trata-se de um estudo do tipo revisão da literatura, composta por pesquisas com a temática arquivologia e sustentabilidade como principal tema, entre janeiro de 2018 e maio de 2023, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicadas no Brasil nos seguintes repositórios: periódicos CAPES e Google acadêmico. Foram utilizados os descritores: "Gestão documental", "Sustentabilidade", "Escolas". Logo, artigos de revisão, dissertações, teses, boletins e relatórios foram excluídos da amostra, a coleta ocorreu com o auxílio do Systematic Review and Meta-Analyses (PRISMA) e a análise dos dados, após seleção da amostra, realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin em que os termos chave foram triados no IRAMUTEQ. Analisaram-se publicações no Google Acadêmico (n = 15.700 | 99,9172%) e Periódicos CAPES (n = 13 | 0,0827%), totalizando 15.713 artigos encontrados. Além disso, emergiram duas classes/clusters de maior destaque: Classe I – prevaleceram as formas textuais “questão” e “social” e Classe II – “escola”, “estudo” e “gestão”, ambos com pvalor < 0,05. Assim, os estudos focaram em diferentes variáveis sobre arquivologia e sustentabilidade nas escolas, no entanto, observou-se escassez de estudos nos últimos anos, o que evidencia a necessidade de pesquisas sobre a problemática. Por fim, o presente estudo demonstrou conceitos, lacunas e um cenário atual que carece reflexões. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Viviane Barreto Motta Nogueira pt_BR
dc.subject Gestão documental pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.title Arquivologia e sustentabilidade nas escolas: uma revisão de literatura pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta