Resumo:
O presente trabalho traz resultados de uma análise de livro didático que foi desenvolvida para
observar a relação entre o ensino de Matemática e o ensino de geometria que está proposto para
os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II. O objetivo consiste em analisar os fragmentos
do livro didático que tenham relação com a História da Matemática e a Geometria na
Antiguidade, apoiando-se no estudo das categorias. O desenvolvimento da análise partiu do
interesse de como encontramos os assuntos de história da geometria partindo de textos, teoria,
prática e atividades presentes nos livros do professor e dos alunos, além de observar como está
sendo trabalhado o ensino de geometria na antiguidade em uma escola da rede municipal da
cidade de Cubati na Paraíba. Inicialmente, foi pensando no contexto histórico da geometria,
como parte indispensável da Matemática, abordando sua importância em variadas situações dos
alunos e sua contribuição para o desenvolvimento do saber cognitivo do aluno na compreensão
dos diversos problemas sociais. Como base para a análise fizemos o estudo das concepções
caracterizada pelas pesquisas desenvolvidas por Bianchi (2006) em junção das pesquisas
realizadas por Vianna (1995). Partindo dessas concepções podemos avaliar os contextos,
teorias, imagens e atividades que estão escritas no livro didático. Além de identificar como se
encaixavam os conteúdos na visão do professor e dos alunos. Diante disso, a análise dos livros
didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental II, tanto como o do professor e dos alunos
possibilitou uma visualização das necessidades e aprimoramento de conhecimento com base na
formação do conhecimento dos alunos, por este meio, podemos observar a utilização do livro
didático como fonte de sabedoria para os professores e alunos que utilizam como um meio
norteador.
Descrição:
SANTOS, Larissa Alves dos. História da geometria na antiguidade: análise de um livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.