UEPB - Repositório Digital

Estratégias lúdicas para o ensino de zoologia numa escola pública de Caturité, PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Plínio José Cordeiro da
dc.date.accessioned 2023-11-16T14:20:59Z
dc.date.available 2023-11-16T14:20:59Z
dc.date.issued 2023-03-21
dc.identifier.other CDD 570.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30267
dc.description SILVA, Plínio José Cordeiro da. Estratégias lúdicas para o ensino de zoologia numa escola pública de Caturité, PB. 2023. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba. 2023. pt_BR
dc.description.abstract No ensino de Ciências, encontra-se a Zoologia, que é um ramo da biologia que estuda os animais em suas diferentes formas. Porém os professores apresentam muitas dificuldades em trabalhar o ensino da Zoologia, entre elas a falta de recursos metodológicos lúdicos nas escolas e o desinteresse e a falta de atenção dos estudantes. Nesse sentido, o presente trabalho buscou contribuir com o processo ensino-aprendizagem da zoologia através da confecção de uma Sequência de Atividades Lúdicas como estratégia pedagógica para ensinar o conteúdo “anfíbios e répteis”, no ensino fundamental, por meio de materiais de baixo custo. A pesquisa foi realizada na escola Rural de Ensino Fundamental Maria Veríssimo de Sousa, localizada na urbana da cidade de Caturité, PB, junto a 26 alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Por meio de uma Sequência de Atividades Lúdicas com 04 estratégias metodológicas diferentes, as aulas foram ministradas de forma dinâmica e conseguiram atrair a atenção e participação efetiva dos estudantes durante as aulas, promovendo também o trabalho em equipe. O número de acertos referentes às questões específicas dos dois conteúdos variou de 75% a 81,2%, demonstrando que houve compreensão dos assuntos abordados. Na opinião dos alunos, os recursos utilizados, em sua maioria (67% a 100%), auxiliaram no aprendizado dos conteúdos e eles gostariam (72% a 96,2%) que fossem usados também em outras aulas. Sendo assim, pode-se afirmar que a Sequência de Atividades Lúdicas elaborada foi eficaz em seu propósito, aumentando o interesse dos alunos pelos conteúdos da zoologia, promovendo a autonomia, a participação e a aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Dra. Adrianne Teixeira Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Zoologia pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas de aprendizagem pt_BR
dc.title Estratégias lúdicas para o ensino de zoologia numa escola pública de Caturité, PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta