dc.description.abstract |
No ensino de Ciências, encontra-se a Zoologia, que é um ramo da biologia que
estuda os animais em suas diferentes formas. Porém os professores apresentam
muitas dificuldades em trabalhar o ensino da Zoologia, entre elas a falta de recursos
metodológicos lúdicos nas escolas e o desinteresse e a falta de atenção dos
estudantes. Nesse sentido, o presente trabalho buscou contribuir com o processo
ensino-aprendizagem da zoologia através da confecção de uma Sequência de
Atividades Lúdicas como estratégia pedagógica para ensinar o conteúdo “anfíbios
e répteis”, no ensino fundamental, por meio de materiais de baixo custo. A pesquisa
foi realizada na escola Rural de Ensino Fundamental Maria Veríssimo de Sousa,
localizada na urbana da cidade de Caturité, PB, junto a 26 alunos de uma turma do
7º ano do ensino fundamental. Por meio de uma Sequência de Atividades Lúdicas
com 04 estratégias metodológicas diferentes, as aulas foram ministradas de forma
dinâmica e conseguiram atrair a atenção e participação efetiva dos estudantes
durante as aulas, promovendo também o trabalho em equipe. O número de acertos
referentes às questões específicas dos dois conteúdos variou de 75% a 81,2%,
demonstrando que houve compreensão dos assuntos abordados. Na opinião dos
alunos, os recursos utilizados, em sua maioria (67% a 100%), auxiliaram no
aprendizado dos conteúdos e eles gostariam (72% a 96,2%) que fossem usados
também em outras aulas. Sendo assim, pode-se afirmar que a Sequência de
Atividades Lúdicas elaborada foi eficaz em seu propósito, aumentando o interesse
dos alunos pelos conteúdos da zoologia, promovendo a autonomia, a participação
e a aprendizagem. |
pt_BR |