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Ações educativo-culturais em arquivos lusófonos: uma proposta teórico-metodológica à Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP

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dc.contributor.author Brandão, Leila dos Santos
dc.date.accessioned 2023-11-28T18:57:55Z
dc.date.available 2023-11-28T18:57:55Z
dc.date.issued 2023-11-23
dc.identifier.other CDD 027
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30297
dc.description BRANDÃO, L. dos S. Ações educativo-culturais em arquivos lusófonos: uma proposta teórico-metodológica à Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na Universidade Estadual da Paraíba. Essa pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira foi desenvolvida na Cota 2019/2020 realizada e publicada por Pessoa (2022), referente aos arquivos estaduais brasileiros. A segunda etapa do trabalho foi desenvolvida na Cota 2021/2022, relativa aos arquivos distritais portugueses, publicada nos anais do evento (Brandão; Santos, 2022), intitulada de “Ações educativo-culturais em Arquivos lusófonos: uma proposta teórico-metodológica à Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP”. Este estudo tem o intuito de atualizar os dados da pesquisa realizada por Pessoa (2022), através dos sites e e-mails dos arquivos públicos estaduais do Brasil, assim como atualizar os dados referentes aos arquivos distritais de Portugal, dos sites dos países membros da CPLP e do site institucional do arquivo Municipal de Loulé, localizado no distrito de Faro em Portugal, objetivando a elaboração de uma proposta teórico-metodológica de ações educativo-culturais para os países membros da CPLP. Trata-se de uma pesquisa interpretativista, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, que foi realizada mediante a seguinte problematização - Existem ações educativo-culturais nos arquivos estaduais brasileiros e nos arquivos distritais de Portugal? Os dados revelam que 70% dos arquivos públicos brasileiros e 100% dos arquivos distritais portugueses possuem ações educativo-culturais. Conclui-se que a proposta, teórico-metodológica possibilita dois impactos: 1. Educação - O ensino de leitura deve-se de diferentes modos de funcionamento dialógico; 2. Arquivologia - as ações educativo-culturais em arquivos são exploradas quanto às suas linguagens, conteúdos, desafios e singularidades, de forma multidisciplinar e rigorosa, ampliando a discussão e o avanço desta temática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Eliete Correia dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ações educativo-culturais pt_BR
dc.subject Arquivos públicos brasileiros pt_BR
dc.subject Arquivos distritais portugueses pt_BR
dc.title Ações educativo-culturais em arquivos lusófonos: uma proposta teórico-metodológica à Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP pt_BR
dc.type Other pt_BR


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