Resumo:
O presente estudo, teve origem durante o período de Estágio Supervisionado I, por meio
deste, é possível observar as práticas educativas, estratégias de ensino e experiências obtidas
entre a relação aluno/professor nas aulas, aproximando-o da realidade do Ensino da Geografia
na educação básica e ainda a confirmação sobre sua área de atuação profissional. Devido a
pandemia da Covid-19 o ensino presencial sofreu alterações, em cumprimento as normas de
segurança, saúde e o isolamento social, sendo substituído pelo ensino remoto emergêncial.
Por meio de recursos digitais, salas de aulas virtuais, computadores e celulares conectados na
internet o ensino e a aprendizagem teve continuidade. Diante do exposto, o estudo teve como
objetivo relatar e analisar a minha experiência durante o período Estágio Supervisionado I, na
disciplina de Geografia, tendo como público alvo o 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola
Municipal Eliete Souza de Araújo Silva, localizada na cidade de Frei Martinho, Paraíba,
analisar os impactos causados pelo ensino remoto no ensino/aprendizagem dos alunos e na
prática docente. Para alcançar os resultados desse estudo foi realizado pesquisas
bibliograficas, documentais, observação assistemática e participante. Verificou-se que o
ensino remoto trouxe muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, tanto para o
docente quanto para os estudantes, entre eles, estão a falta de habilidades com as ferramentas
digitais, a baixa conectividade da internet para execução de vídeos e para baixar arquivos,
ausência do retorno por parte dos alunos na participação das aulas virtuais e atividades e a
falta de acesso ao mundo digital por parte dos alunos da escola pública. Além disso, o ensino
remoto causou prejuízos no campo emocional, é notório o desanimo a solidão entre os alunos,
tornando-os cada vez mais dependentes de telas e tecnologias virtuais. Portanto, concluímos
que o ensino remoto promoveu o aumento da desigualdade social e o fracasso escolar, se
comparamos com os resultados obtidos no rendimento escolar entre os alunos, sendo
desafiador para alunos que cursam o 6º Ano do Ensino Fundamental da escola pública em
questão.
Descrição:
AZEVÊDO, F. D. D. de. As geotecnologias e o ensino da geografia durante a pandemia: a experiência da Escola Municipal Eliete Souza de Araújo Silva, no município de Frei Martinho, Paraíba. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.