UEPB - Repositório Digital

Pensamento decolonial, racismo e educação geográfica: O contexto da escola cidadã integral Severino Félix de Brito em busca de uma práxis emancipadora

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Lucas Ferreira de
dc.date.accessioned 2023-12-06T16:01:44Z
dc.date.available 2023-12-06T16:01:44Z
dc.date.issued 2023-11-22
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30454
dc.description BRITO, Lucas Ferreira de. Pensamento decolonial, racismo e educação geográfica: O contexto da escola cidadã integral Severino Félix de Brito em busca de uma práxis emancipadora. 2023. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalhou buscou analisar e definir a colonialidade, suas influências na sociedade e no contexto escolar, definir o pensamento decolonial e trazer um contraponto a essa visão centralizadora e dominadora imposta pelo Norte Global. Em seguida, procurou interligar a Geografia, o racismo e a colonialidade enquanto processos sociais enraizados que ditam comportamentos, convicções e visões de mundo que, fomentadas pela globalização e com o discurso da modernidade, buscam legitimar seus processos de exploração e dominação. Nesse sentido, tendo por base a turma do 3º Ano “A”, da ECI Severino Félix de Brito, buscou analisar, através da observação-participante e de questionários semiestruturados, como a colonialidade ainda influência na formação dos discentes e na prática dos docentes, em específico dos professores das ciências humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia). Quanto ao método, foi utilizado o fenomenológico, uma vez que os fenômenos não se encerram em si, mas estão em constante mudança. Dessa forma, ao considerar o conhecimento como algo descentralizado e construído socialmente através do tempo, a pesquisa bibliográfica também foi utilizada a fim de embasar as discussões teóricas. Por fim, foi possível constatar a influência da colonialidade no contexto escolar, tanto nos discentes como nos docentes, suas ligações com o racismo e a globalização, e como o pensamento decolonial, em conjunto com a educação geográfica crítica, pode trazer novas perspectivas educacionais e sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luiz Arthur Pereira Saraiva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Colonialidade pt_BR
dc.subject Pensamento decolonial pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.subject Globalização pt_BR
dc.title Pensamento decolonial, racismo e educação geográfica: O contexto da escola cidadã integral Severino Félix de Brito em busca de uma práxis emancipadora pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta