Resumo:
Esta pesquisa buscou analisar o comportamento dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI, quanto a predisposição a cometer a fraude acadêmica na perspectiva da Teoria do Pentágono da Fraude. Por meio da amostra de 123 estudantes regularmente matriculados no semestre 2023.2, foi verificado, a partir da aplicação de questionários físicos, como as variáveis situacionais que compõem o Pentágono da Fraude podem ser capazes de influenciar o comportamento dos discentes na realização da fraude acadêmica. Os dados obtidos foram tabulados através do Microsoft Excel. Os principais resultados revelam que, de uma maneira geral, os cinco elementos do Pentágono da Fraude não impactam significativamente o comportamento da maioria dos estudantes, embora, pequena parcela relate que quando condicionada à situações de Pressão e Oportunidade pode ser influenciada, das quais enfatizam ocasiões envolvendo o elemento Pressão. Dessa forma, conclui-se que os estudantes analisados possuem maior predisposição a cometer fraude acadêmica em momentos onde estejam sob pressão.
Descrição:
DINIZ, E. S. O. Predisposição dos estudantes de ciências contábeis do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba a cometer fraude acadêmica à luz da Teoria do Pentágono da Fraude. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo]