UEPB - Repositório Digital

Análise da carga mental do trabalho de professores universitários no contexto pandêmico da Covid-19: aplicando o método NASA-TLX

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vilar, Henrique Goulart Queiroz
dc.date.accessioned 2023-12-08T18:22:08Z
dc.date.available 2023-12-08T18:22:08Z
dc.date.issued 2022-12-06
dc.identifier.other 21. ed. CDD 155.672
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30497
dc.description VILAR, H. G. Q. Análise da carga mental do trabalho de professores universitários no contexto pandêmico da Covid-19: aplicando o método NASA-TLX. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Gestão Pública) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A pandemia da COVID-19 além de uma crise sanitária, representou para os profissionais de diversas categorias um período de grandes mudanças e adaptações em caráter emergencial. Para os profissionais docentes, além da carga de trabalho já comum a atividade desenvolvida, tiveram que lidar com a aplicação de novas tecnologias e dinâmicas de trabalho para atuação remota. Diante do cenário complexo, o estudo busca compreender como a carga mental dos professores foi afetada durante a pandemia da COVID-19. Para essa finalidade, o estudo propôs analisar a carga mental de trabalho dos professores do curso de Administração em uma instituição de ensino superior pública no contexto de pandemia da COVID-19 utilizando a ferramenta NASA-TLX. A fim de atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa semi-qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica e bibliométrica para fundamentação teórica e análise dos dados, bem como aplicação do questionário NASA-TLX. O resultado apontou as demandas de cunho mental e temporal como mais evidenciadas e as que mais causam a elevação da carga de trabalho, dimensões que estão relacionadas às cobranças por tempo e esforço despendido para cumprir a função. O resultado indicou que o trabalho remoto em contexto de pandemia impactou de forma significativa a saúde mental dos professores. Já como fatores menos preponderantes, a demanda física e índice de frustração foram elencados como os que menos afetam, o que evidencia a facilidade de adaptar-se a novas realidades e redução do esforço físico na execução das atividades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Janine Vicente Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Carga Mental pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Pandemia do Covid-19 pt_BR
dc.title Análise da carga mental do trabalho de professores universitários no contexto pandêmico da Covid-19: aplicando o método NASA-TLX pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta