dc.contributor.author |
Vilar, Henrique Goulart Queiroz |
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dc.date.accessioned |
2023-12-08T18:22:08Z |
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dc.date.available |
2023-12-08T18:22:08Z |
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dc.date.issued |
2022-12-06 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 155.672 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30497 |
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dc.description |
VILAR, H. G. Q. Análise da carga mental do trabalho de professores universitários no contexto pandêmico da Covid-19: aplicando o método NASA-TLX. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Gestão Pública) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pandemia da COVID-19 além de uma crise sanitária, representou para os profissionais de diversas categorias um período de grandes mudanças e adaptações em caráter emergencial. Para os profissionais docentes, além da carga de trabalho já comum a atividade desenvolvida, tiveram que lidar com a aplicação de novas tecnologias e dinâmicas de trabalho para atuação remota. Diante do cenário complexo, o estudo busca compreender como a carga mental dos professores foi afetada durante a pandemia da COVID-19. Para essa finalidade, o estudo propôs analisar a carga mental de trabalho dos professores do curso de Administração em uma instituição de ensino superior pública no contexto de pandemia da COVID-19 utilizando a ferramenta NASA-TLX. A fim de atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa semi-qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica e bibliométrica para fundamentação teórica e análise dos dados, bem como aplicação do questionário NASA-TLX. O resultado apontou as demandas de cunho mental e temporal como mais evidenciadas e as que mais causam a elevação da carga de trabalho, dimensões que estão relacionadas às cobranças por tempo e esforço despendido para cumprir a função. O resultado indicou que o trabalho remoto em contexto de pandemia impactou de forma significativa a saúde mental dos professores. Já como fatores menos preponderantes, a demanda física e índice de frustração foram elencados como os que menos afetam, o que evidencia a facilidade de adaptar-se a novas realidades e redução do esforço físico na execução das atividades. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Janine Vicente Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Carga Mental |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia do Covid-19 |
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dc.title |
Análise da carga mental do trabalho de professores universitários no contexto pandêmico da Covid-19: aplicando o método NASA-TLX |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |