UEPB - Repositório Digital

Barreiras na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ensino-aprendizagem dos cursos de Ciências Contábeis: uma análise com os docentes da Universidade Estadual da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo. Vitoria Ribeiro
dc.date.accessioned 2023-12-09T19:30:19Z
dc.date.available 2023-12-09T19:30:19Z
dc.date.issued 2023-11-29
dc.identifier.other CDD 657.07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30502
dc.description Araújo. Vitoria Ribeiro. Barreiras na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ensino-aprendizagem dos cursos de Ciências Contábeis: uma análise com os docentes da Universidade Estadual da Paraíba. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo averiguar o levantamento dos docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre as barreiras para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no ensino-aprendizagem do curso de Ciências Contábeis. Assim, para atingir tal objetivo, utilizou-se de procedimentos metodológicos, no qual a pesquisa se enquadra como pesquisa descritiva e quali-quanti, com aplicação de 20 questionários aos docentes que ensinam nos cursos de Ciências Contábeis na Universidade Estadual da Paraíba, que foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes analisados possuem, em sua maioria, nível de conhecimento intermediários sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), porém que os ODS não são mencionados nas ementas das disciplinas que ensinam. Adicionalmente, a falta de capacitação para atividades relacionadas ao tema, a dificuldade em integrar os ODS nas ementas, a percepção dos benefícios, a aplicabilidades é ambígua, a sobrecarga de atividades e a falta de tempo são citadas como razões para não discutir os ODS nos cursos de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba. Por outro lado, os docentes consideram os assuntos relacionados aos ODS são relevantes, mas apontam a falta de apoio institucional e financeiro para incluí-los nas ementas, tornando-as rígidas. A falta de exigência das Diretrizes Curriculares Nacionais não é vista como uma barreira. Não há demanda do mercado, e a falta de materiais robustos sobre a temática não é um problema identificado. Conclui-se que as condições vistas como barreiras pelos docentes devem ser pauta de discussão pela UEPB, bem como, maiores atenções a promoção da capacitação aos docentes para que haja efetiva promoção dos ODS na Universidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. José Hilton Santos Aguiar pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ciências Contábeis pt_BR
dc.subject Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pt_BR
dc.subject Educação sustentável pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title Barreiras na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ensino-aprendizagem dos cursos de Ciências Contábeis: uma análise com os docentes da Universidade Estadual da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta