dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo averiguar o levantamento dos docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre as barreiras para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no ensino-aprendizagem do curso de Ciências Contábeis. Assim, para atingir tal objetivo, utilizou-se de procedimentos metodológicos, no qual a pesquisa se enquadra como pesquisa descritiva e quali-quanti, com aplicação de 20
questionários aos docentes que ensinam nos cursos de Ciências Contábeis na Universidade Estadual da Paraíba, que foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes analisados possuem, em sua maioria, nível de conhecimento intermediários sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), porém que os ODS não são mencionados nas ementas das disciplinas que ensinam. Adicionalmente, a falta de capacitação para atividades relacionadas ao tema, a dificuldade em integrar os ODS nas ementas, a percepção dos benefícios, a aplicabilidades é ambígua, a sobrecarga de atividades e a falta de tempo são citadas como razões para não discutir os ODS nos cursos de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba. Por outro lado, os docentes consideram os assuntos relacionados aos ODS são relevantes, mas apontam a falta de apoio institucional e financeiro para incluí-los nas ementas, tornando-as rígidas. A falta de exigência das Diretrizes Curriculares Nacionais não é vista como uma barreira. Não há demanda do mercado, e a falta de materiais robustos sobre a temática não é um problema identificado. Conclui-se que as condições vistas como barreiras pelos docentes devem ser pauta de discussão pela UEPB, bem como, maiores atenções a promoção da capacitação aos docentes para que haja efetiva promoção dos ODS na Universidade. |
pt_BR |