Resumo:
Neste trabalho buscamos, de forma breve, mostrar o uso das tecnologias, notadamente no ensino de História, a partir de duas experiências vivenciadas em escolas públicas do Rio de Janeiro, por professores e estagiários do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que foram descritas e analisadas por Costa (2015). Tais oficinas foram desenvolvidas tanto com alunos do Ensino Fundamental quanto do Médio. Ainda de forma rápida, historicizamos o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no Brasil, considerando a postura do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), do Ministério da Educação — e Cultura — (MEC), e discorremos sobre o impacto e os desafios para os dos professores que atuaram nas oficinas. Para tanto, recorremos a estudiosos da área, como Barreto (2002, 2003,2019), Costa (2015), entre outros.
Descrição:
SANTOS, Elaine Almeida. Um breve olhar sobre as tecnologias da informação e comunicação e o ensino de história. 2023. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.