Resumo:
A determinação do tamanho de parcelas em qualquer cultura, é uma das maneiras de se aumentar a precisão experimental e maximizar as informações obtidas em um experimento. Através do método de regressão linear de platô o tamanho ótimo da parcela é obtido no ponto de transição entre as duas partes do modelo, que corresponde ao menor tamanho da parcela que atinge o platô.
Conclui-se que os tamanhos de parcelas variaram com o método utilizado, encontrando-se estimativas de 10 a 18 unidades básicas. O processo envolve a coleta de dados experimentais, onde diferentes tamanhos de parcelas são testados, e a resposta da variável é registrada. A determinação do tamanho ideal da parcela ocorre no ponto em que a adição de mais observações não contribui significativamente para a melhoria da precisão das estimativas. Esse método visa equilibrar a necessidade de coletar dados suficientes para uma boa estimativa com a minimização do desperdício de recursos.
Descrição:
SILVA, Rosangela Bezerra da. Determinação do tamanho de parcelas pelo método do platô linear de resposta. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.