UEPB - Repositório Digital

Explorando o ensino da geografia através do local: reflexões a partir do Projeto Nós Propomos! Geografia, Escola e Cidadania na Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Euríbia Gabryella dos Santos
dc.date.accessioned 2023-12-12T18:49:48Z
dc.date.available 2023-12-12T18:49:48Z
dc.date.issued 2023-11-30
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30606
dc.description SOUZA, Euríbia Gabryella dos Santos. Explorando o ensino da geografia através do local: reflexões a partir do Projeto Nós Propomos! Geografia, Escola e Cidadania na Paraíba. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo de conclusão de curso propõe refletir sobre as ações desenvolvidas a partir do Projeto de Extensão Nós Propomos! Geografia, Escola e Cidadania na Paraíba na Escola Cidadã Integral Francisco Pessoa de Brito, no município de Araçagi/PB. O escopo desta pesquisa se concentra particularmente na análise do papel desse projeto na promoção do envolvimento cidadão dos alunos e na ampliação da compreensão da Geografia local. Nesse sentido, a abordagem qualitativa foi empregada como metodologia, fazendo uso de observações participantes em sala de aula, entrevistas conduzidas com docentes e discentes, e a análise minuciosa dos materiais didáticos utilizados. Os resultados obtidos na presente investigação apontam para um impacto significativo do Projeto Nós Propomos! no ensino da Geografia na Paraíba, evidenciando uma melhoria na qualidade da aprendizagem e uma participação mais ativa e envolvida por parte dos alunos. Constatamos, de forma notável, um enriquecimento da compreensão da Geografia local, bem como uma maior consciência e participação cidadã. A análise dos materiais didáticos revelou sua eficácia na facilitação do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados deste estudo contribuem substancialmente para o entendimento da eficácia do Projeto Nós Propomos! e da abordagem de aprendizagem baseada no local, delineando seu potencial como instrumentos de aprimoramento do ensino da Geografia na Paraíba e em outras regiões. Consequentemente, este estudo lança luz sobre a intrínseca conexão entre o conhecimento geográfico e a promoção da cidadania ativa e participativa. Como desdobramento dessas descobertas, são oferecidas orientações e sugestões para o constante desenvolvimento das práticas pedagógicas no âmbito do ensino da Geografia no estado da Paraíba, apresentando uma significativa contribuição acadêmica para a compreensão das relações entre a Geografia, a educação cidadã e o contexto local. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Angélica Mara de Lima Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Extensão Universitária pt_BR
dc.subject Educação cidadã pt_BR
dc.title Explorando o ensino da geografia através do local: reflexões a partir do Projeto Nós Propomos! Geografia, Escola e Cidadania na Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta