dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as expectativas dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba câmpus VI quanto ao mercado de trabalho contábil e áreas de atuação, a fim de observar as mudanças na percepção dos discentes que estão iniciando na área acadêmica em um
comparativo com os que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho. Além disso, relatar o quanto o amadurecimento do curso influencia nas escolhas dos alunos. A pesquisa foi realizada com 83 discentes dos períodos iniciais e finais do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba-Campus VI,
localizada na cidade de Monteiro, Cariri paraibano. Para efeitos de comparação, os respondentes foram alocados em dois grandes grupos, sendo o primeiro formado pelos alunos que estão cursando entre o 1º e 3º período e o segundo composto pelos discentes entre o 7º e 9º período. A coleta de dados foi conduzida mediante aplicação de um questionário virtual, revelando que, na ótica dos estudantes, o mercado de trabalho contemporâneo se caracteriza por uma elevada competitividade, resultando em temor por parte dos mesmos. Em relação às oportunidades de mercado, as opiniões ficaram divididas tendo os alunos iniciantes uma visão mais otimista. A área de atuação mais apontada pelos alunos iniciantes foi auditoria, enquanto os concluintes preferem a área pública ou acadêmica. Além disso, foi possível constatar que 44,6% dos alunos participantes não tinham ideia de qual área escolher ao ingressar e 25,3% deles continuam sem saber atualmente. Ao
todo, 30,1% dos alunos permanecem indecisos, destes, 7,2% representam alunos que estão finalizando a graduação. Assim, tanto os discentes iniciantes quanto os concluintes apresentam dificuldades para enfrentar o mercado de trabalho, percebendo-se, assim, apreensivos e despreparados para a atuação profissional. |
pt_BR |