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O objetivo desta monografia é a investigação dos artigos publicados no periódico Boletim Geográfico, destinados ao nível escolar secundário nos anos de 1943 a 1949 em detrimento de um ensino sobretudo livresco, assim visando à contribuição de Delgado de Carvalho e Pierre Monbeig na formação dos professores de Geografia. A década de 1940 no Brasil, configurou-se como momento de efervescentes transformações em diversas esferas sociais, designado, inicialmente, pelo período ditatorial Estado Novo, sob o comando do então presidente Getúlio Vargas. Nesse ínterim, ocorre a consolidação dos institutos de dados e pesquisas e a proliferação dos cursos superiores de Geografia, nos quais o pensamento geográfico francês prevaleceu. Para tanto, debruçamo-nos sobre os prismas da pesquisa historiográfica, selecionando o periódico Boletim Geográfico (BG) como fonte principal, originado e publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Em vista disso, o processo metodológico seguiu com o levantamento de artigos catalogados em diferentes seções do impresso Ibegeano, assinados pelos professores franceses Delgado de Carvalho e Pierre Monbeig, tencionando a inserção da Geografia moderna no âmbito escolar. No total, foram analisados 27 artigos, 16 firmados por Carvalho e 11, por Monbeig. Tais escritos assinalam a inserção de uma Geografia moderna no âmbito escolar, considerando as temáticas abordadas nos artigos e as prescrições metodológicas. Além disso, realizamos um levantamento bibliográfico, e autores como Ab´Saber (1994), Barros (2000), Albuquerque (2011), Batista (2018), Dias (2021) e Menezes (2006) nos auxiliaram na compreensão de nossa pesquisa. Para tanto, o periódico analisado se apresenta como uma fonte documental de extrema relevância por ressaltar os principais cenários que delinearam uma Geografia moderna no Brasil, tornando-se uma fonte historiográfica e fundamental para entender a trajetória da Geografia escolar. |
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