dc.contributor.author |
Silva, Jose Luis Medeiros da |
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dc.date.accessioned |
2023-12-15T17:19:02Z |
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dc.date.available |
2023-12-15T17:19:02Z |
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dc.date.issued |
2023-12-07 |
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dc.identifier.other |
CDD |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30719 |
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dc.description |
SILVA, Jose Luis Medeiros da. Análise comparativa do dimensionamento pelo método DNIT e Medina em misturas asfálticas com aditivos variados. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Estadual da Paraíba, Araruna PB, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A ascensão da busca por aditivos alternativos na composição de misturas asfálticas representa
uma opção, que busca aprimorar as propriedades físicas e mecânicas dos pavimentos
asfálticos. A utilização de misturas asfálticas com agentes rejuvenescedores encapsulados,
redutores de viscosidade do ligante asfáltico, RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) e fibras
naturais tem sido aplicada à pavimentação devido aos resultados positivos evidenciados em
pesquisas. Entretanto, alguns materiais alternativos apresentam características restritivas que
condicionam resultados desfavoráveis no desempenho à fadiga e a deformações permanentes
em pavimentos. O dimensionamento de pavimentos flexíveis no Brasil pode ser realizado por
meio de duas metodologias: a adotada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT) e o Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa). Este trabalho
avaliou a influência dos aditivos constituintes em misturas asfálticas no dimensionamento da
camada de rolamento pela metodologia empírica do DNIT e mecanístico-empírico do
MeDiNa. Na primeira etapa foi realizada a análise bibliográfica conduzida no banco de dados
do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA), abrangendo
dissertações desde 2014 e teses desde 2020. O foco foi em trabalhos que investigaram o
emprego de aditivos em misturas asfálticas, realizando ensaios de módulo de resiliência (MR)
e vida de fadiga por compressão diametral. A segunda etapa correspondeu ao
dimensionamento das camadas de rolamento, base e sub-base pelo método do DNIT e
MeDiNa das misturas asfálticas avaliadas; na terceira etapa foi realizada uma avaliação
comparativa em termos de dimensionamento de espessuras das camadas e das misturas
asfálticas investigadas. Os resultados apontaram que a espessura da camada de rolamento,
conforme determinada pela metodologia do DNIT, é significativamente menor em
comparação ao dimensionamento pela metodologia MeDiNa. As misturas asfálticas Stone
Matrix Asphalt (SMA) exibiram desempenho notável em termos de espessura da camada de
rolamento, fator de fadiga e classe de fadiga. Os outros agentes alternativos analisados, com
exceção do RAP, não apresentaram resultados satisfatórios quando comparados à fibra.
Portanto, as misturas do tipo SMA se apresentaram mais viáveis, entretanto, a mistura com
70%RAP + WARMGRIP apresentou a menor espessura da camada de rolamento dentre todas
analisadas, destacando-se pelo excelente desempenho em todos os parâmetros avaliados. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Dra. Albaniza Maria da Silva Lopes |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Asfalto |
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dc.subject |
Pavimentação |
pt_BR |
dc.subject |
Aditivos |
pt_BR |
dc.title |
Análise comparativa do dimensionamento pelo método DNIT e Medina em misturas asfálticas com aditivos variados |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |