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Análise comparativa do dimensionamento pelo método DNIT e Medina em misturas asfálticas com aditivos variados

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dc.contributor.author Silva, Jose Luis Medeiros da
dc.date.accessioned 2023-12-15T17:19:02Z
dc.date.available 2023-12-15T17:19:02Z
dc.date.issued 2023-12-07
dc.identifier.other CDD
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30719
dc.description SILVA, Jose Luis Medeiros da. Análise comparativa do dimensionamento pelo método DNIT e Medina em misturas asfálticas com aditivos variados. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Estadual da Paraíba, Araruna PB, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A ascensão da busca por aditivos alternativos na composição de misturas asfálticas representa uma opção, que busca aprimorar as propriedades físicas e mecânicas dos pavimentos asfálticos. A utilização de misturas asfálticas com agentes rejuvenescedores encapsulados, redutores de viscosidade do ligante asfáltico, RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) e fibras naturais tem sido aplicada à pavimentação devido aos resultados positivos evidenciados em pesquisas. Entretanto, alguns materiais alternativos apresentam características restritivas que condicionam resultados desfavoráveis no desempenho à fadiga e a deformações permanentes em pavimentos. O dimensionamento de pavimentos flexíveis no Brasil pode ser realizado por meio de duas metodologias: a adotada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa). Este trabalho avaliou a influência dos aditivos constituintes em misturas asfálticas no dimensionamento da camada de rolamento pela metodologia empírica do DNIT e mecanístico-empírico do MeDiNa. Na primeira etapa foi realizada a análise bibliográfica conduzida no banco de dados do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA), abrangendo dissertações desde 2014 e teses desde 2020. O foco foi em trabalhos que investigaram o emprego de aditivos em misturas asfálticas, realizando ensaios de módulo de resiliência (MR) e vida de fadiga por compressão diametral. A segunda etapa correspondeu ao dimensionamento das camadas de rolamento, base e sub-base pelo método do DNIT e MeDiNa das misturas asfálticas avaliadas; na terceira etapa foi realizada uma avaliação comparativa em termos de dimensionamento de espessuras das camadas e das misturas asfálticas investigadas. Os resultados apontaram que a espessura da camada de rolamento, conforme determinada pela metodologia do DNIT, é significativamente menor em comparação ao dimensionamento pela metodologia MeDiNa. As misturas asfálticas Stone Matrix Asphalt (SMA) exibiram desempenho notável em termos de espessura da camada de rolamento, fator de fadiga e classe de fadiga. Os outros agentes alternativos analisados, com exceção do RAP, não apresentaram resultados satisfatórios quando comparados à fibra. Portanto, as misturas do tipo SMA se apresentaram mais viáveis, entretanto, a mistura com 70%RAP + WARMGRIP apresentou a menor espessura da camada de rolamento dentre todas analisadas, destacando-se pelo excelente desempenho em todos os parâmetros avaliados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Albaniza Maria da Silva Lopes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Asfalto pt_BR
dc.subject Pavimentação pt_BR
dc.subject Aditivos pt_BR
dc.title Análise comparativa do dimensionamento pelo método DNIT e Medina em misturas asfálticas com aditivos variados pt_BR
dc.type Other pt_BR


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