UEPB - Repositório Digital

Efeitos do uso das tecnologias na infância e adolescência: Avanço ou retrocesso?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Mayara Barros de
dc.date.accessioned 2023-12-18T12:27:44Z
dc.date.available 2023-12-18T12:27:44Z
dc.date.issued 2023-11-20
dc.identifier.other CDD 155.413
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30727
dc.description SOUSA, Mayara Barros de. Efeitos do uso das tecnologias na infância e adolescência: Avanço ou retrocesso?. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O referido artigo traz a problemática em torno dos efeitos do uso da tecnologia no período da infância e adolescência de forma a analisar e identificar os avanços e retrocessos em torno do uso dessas ferramentas, seja no ambiente familiar, quanto em perspectivas do âmbito educacional e social. Nesse sentido, é discutido tanto os benefícios quanto os desafios associados ao uso de dispositivos eletrônicos e à internet por jovens. Nesse contexto, tornou-se imprescindível realizar uma análise teórica abrangente sobre o assunto, além da pesquisa de campo, visando compreender os potenciais impactos do uso das tecnologias na trajetória das crianças e dos jovens. A pesquisa foi realizada de maneira presencial na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena em Campina Grande – PB, utilizando um questionário criado composto de 18 questões. Diante disso, a pesquisa analisou o comportamento online de estudantes do ensino fundamental e médio, revelando insights sobre seu uso da internet, exposição a conteúdo sensível e interações nas redes sociais. Esses dados ressaltam a importância de considerar como a tecnologia está moldando o desenvolvimento dessas gerações mais jovens. Este estudo tem como objetivo geral promover conhecimentos acerca da temática e conscientizar a respeito dos efeitos positivos e negativos do uso intensivo da tecnologia entre crianças e adolescentes. A abordagem delineada é quantitativa, que é aquela os resultados podem ser quantificados, geralmente utilizando estatística. Quanto ao tipo ou objetivo, a presente pesquisa é descritiva e explicativa. Portanto, a pesquisa destaca a relevância de estabelecer limites, monitorar a utilização das tecnologias e incentivar práticas saudáveis, tais como evitar o uso de dispositivos eletrônicos durante as refeições e antes do sono. A investigação também oferece uma fundamentação consistente para profissionais e pesquisadores que buscam compreender o efeito da tecnologia na rotina dos jovens e adotar medidas para fomentar uma relação saudável com a internet. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador(a): Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Exposição pt_BR
dc.subject Adolescência pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.title Efeitos do uso das tecnologias na infância e adolescência: Avanço ou retrocesso? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta