Resumo:
Infere-se que toda instituição é produtora de documentos, estes, devem estar
organizados e guardados adequadamente em seus arquivos, estas ações são
consequências da aplicação das práticas e procedimentos da gestão documental,
que tem como finalidade garantir o armazenamento seguro e inteligente dos seus
arquivos possibilitando acessibilidade e o descarte no momento congruente a
legislação vigente de cada documento. Considerando tais informações, O objetivo
geral deste trabalho é apresentar uma proposta organizacional para o arquivo da
Igreja Evangélica Batista de João Pessoa com base na Gestão de Documentos,
sendo objetivo específico fazer um levantamento das espécies e tipologias
documentais produzidos e recebidos no decorrer das suas atividades, apresentar a
situação atual do arquivo, construir uma proposta organizacional para o arquivo em
questão. Quanto à metodologia, este trabalho é um estudo de caso tem abordagem
qualitativa de caráter descritivo e exploratório. Os dados coletados revelam a
necessidade da aplicação do plano organizacional no arquivo desta instituição, a fim
de buscar melhorias no acesso à informação e contribuir na construção do seu
patrimônio documental essencial para a preservação de sua memória através da
preservação dos seus documentos decorrentes de uma gestão documental eficaz.
Portanto a aplicação do plano organizacional permitirá a continuidade do
conhecimento sobre as tipologias e espécies documentais do acervo da IEB, sob a
aplicação dos processos arquivísticos, o patrimônio documental estará não apenas
preservado, como também acessível a todos os funcionários e membros de forma
segura e organizada.
Descrição:
MELO, S. C. de. Proposta organizacional para o arquivo da igreja evangélica Batista de João Pessoa. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.