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Esta pesquisa teve como objetivo conhecer, através da técnica de redes semânticas, os
significados socialmente atribuídos aos seguintes conceitos: ciência, fake News e redes
sociais. Especificamente, visou saber Tamanho da Rede (TR), Núcleo da Rede (NR), Peso
Semântico (PS) e Distância Semântica Quantitativa (DSQ), além ainda de discutir, enquanto
técnica, como as pesquisas podem fazer uso das redes semânticas, no sentido de orientar
trabalhos que objetivam saber como os significados são coletivamente compreendidos. Do
ponto de vista do método, se tratou de uma pesquisa com objetivos descritivos, de
abordagem quantitativa, com procedimento de pesquisa em campo, realizado em escola
pública no Município de Cacimba de Dentro, Estado da Paraíba. A amostra de participantes
foi composta de 37 alunos do 9° ano de ensino fundamental. A construção do instrumento
baseou-se no Modelo de Redes Semânticas Naturais, proposto por Figueroa et al (1981), que
constou da apresentação de palavras-estímulo. A aplicação ocorreu em sala de aula no mês
de outubro deste ano (2023). Assim, a análise foi feita seguindo os critérios estabelecidos
pelos autores supramencionados. Os principais resultados foram os seguintes: Sobre os
diferentes significados atribuídos ao estímulo ciência, a palavra definidora com maior Peso
Semântico (PS), socialmente valorizado, foi ‘Célula’ e, surgiu associadas a outras
definidoras, tais como: ‘Corpo humano’, ‘Estudo/Experimento’ e ‘Átomo/Matéria’. No que
se refere aos significados atribuídos ao estímulo fake News, a palavra definidora com maior
Peso Semântico (PS) foi ‘Redes Sociais’ e, surgiram interligados a palavras como
‘Mentiras/fraudes’, ‘Fofocas/Boatos’ e ‘Notícias’. Por fim, com o estímulo redes sociais, a
palavra definidora com maior Peso Semântico (PS), foi ‘Redes Sociais (Plataformas)’,
seguidas de outras definidoras, a saber: ‘Diversão’, ‘Notícias’ e ‘Internet (sites)’. Como
consideração final, destacar-se que o estímulo ciência se concentrou na ideia de um
conhecimento centrado na experiência. As redes sociais foram associados a espaço de lazer
e, pouco representado como lugar de estudos ou de compartilhamentos de informações
científicas. Em relação ao conceito de fake News, a ideia ou percepção dos sujeitos a esta
palavra está ligada a notícias falsas, fortemente vinculadas nas redes sociais ou mídias de
compartilhamento de informações. Não sendo observado pouca ou nenhuma relação com o
combate destas notícias com o desenvolvimento e letramento científico. |
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