Resumo:
O presente estudo tem por finalidade expor a Arquivologia como campo de diálogo interdisciplinar com a Ciência da Informação, haja vistas que essas duas áreas contemplam o mesmo objeto de estudo. O que as torna interdisciplinar são seus elementos de conversação, sendo esse, a informação. Abordamos os pontos em comum que estas disciplinas carregam em seu campo e relatamos seus crescimentos como áreas. A pesquisa parte de um estudo teórico e empírico, desenvolvido de acordo com o objetivo geral, que é analisar os parâmetros que definem a interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e a Arquivologia no curso da UEPB. É uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário aberto, aplicado aos docentes da Instituição. Obtivemos como resultado, que mesmo não sendo tema primordial de seus componentes curriculares, os docentes abordam a interação entre a Arquivologia e a CI, pois utilizam a informação como objeto de seus estudos, e que o Projeto Político Pedagógico (PPP) de Arquivologia favorece a está interação, pois dá subsídios que favorecem a interface entre as disciplinas em sala de aula. Assim podemos inferir que trazer essa discussão é bastante relevante, proporciona entender as peculiaridades e as características dessas duas disciplinas, mostrando seus interesses comuns.
Descrição:
BRAZ, Amanda Rose de Figueirêdo. Arquivologia e a Ciência da Informação: Profícuo Diálogo Interdisciplinar. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.