Resumo:
Apesar dos grandes esforços que têm sido realizados pelos professores e pesquisadores no
ensino e aprendizagem da Matemática, mais especificamente no estudo das equações do 2º grau,
os alunos continuam cometendo erros ao efetuarem resoluções para as mesmas na tentativa de
solucioná-las. Desse modo, a presente pesquisa visa realizar uma verificação e discussão dos
erros na resolução das equações do 2º grau, a qual é apresentada no 9º Ano do Ensino
Fundamental de uma forma mais aprofundada. Nosso principal questionamento: O que tem
levado muitos dos alunos do 9º Ano a cometerem erros ao traçarem soluções para as equações
do 2º grau? Assim sendo, procuramos relatar um pouco sobre o ensino e aprendizagem da
Matemática, em seguida, fazemos uma abordagem histórica até os dias atuais para entender a
equação quadrática e, logo após, mostramos algumas aplicações como também, apresentamos
alguns pensamentos de autores que nos darão base para tratar os possíveis erros dos alunos,
mostrando assim a relevância do ensino a partir dos erros. Aplicamos um questionário para
gerar os dados da pesquisa, realizamos as discussões dos dados coletados junto aos alunos do
9° Ano da Escola Municipal de Ensino F. Abel Barbosa Silva, onde pudemos perceber as
principais dificuldades encontradas, dentre elas: a falta de conhecimentos prévios, compromisso
e reponsabilidade dos alunos com sua aprendizagem, a compreensão dos valores presentes nas
equações e de reconhecer os polinômios em sua forma fatorada. Por fim, trouxemos as
considerações finais juntamente com algumas observações acerca da contribuição que a
verificação de erros tem no ensino e aprendizagem, onde foi percebido que aprendizagem a
partir dos erros ajuda o educando a enxergar onde o erro foi cometido e corrigi-lo, bem como o
desenvolvimento do raciocínio lógico, além de trazer um feedback tanto para o aluno quanto
ao professor no desenvolvimento de suas atividades laborais.
Descrição:
SOUZA, Lucas. Estudo sobre erros na resolução de equações do segundo grau no 9º Ano do ensino fundamental. 2023. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023