Resumo:
Diante da interrupção das atividades acadêmicas na rede de ensino mundial devido à pandemia da COVID-19, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) necessitou implantar o ensino remoto como meio temporário de continuidade das atividades acadêmicas. Neste sentido, este estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias adotadas pela UEPB para o desenvolvimento das atividades acadêmicas no período da pandemia da COVID-19. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, cujo embasamento teórico foi construído a partir de pesquisa bibliográfica e documental, e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados pesquisa documental e entrevistas estruturadas realizadas com personagens legítimos, conhecedores e pertencentes desta história, que foram submetidos à análise de conteúdo. Como resultados, destaca-se a descrição minuciosa documental das ações e estratégias adotadas pela UEPB desde a interrupção das atividades acadêmicas até o retorno das atividades presenciais. Também foram relatados os desafios enfrentados a exemplo da resistência cultural de docentes, das adversidades socioeconômicas dos estudantes e da falta de capacitação tecnológica dos docentes e discentes. Como experiências negativas destaca-se a perda de vidas, a falta de estrutura física adequada para a aprendizagem e o aumento da evasão dos estudantes. Contudo, houve experiências positivas como a valorização do processo democrático no âmbito da UEPB, a inclusão de todos os estudantes através da criação do Programa do Auxílio Conectividade, o estímulo ao uso de ferramentas tecnológicas e o fomento do ensino híbrido, que se apresenta como tendência a se consolidar no mundo pós-pandemia.
Descrição:
CARVALHO, Kliandra de Almeida Galdino. Ensino remoto e a pandemia da COVID-19: a experiência da Universidade Estadual da Paraíba. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2022.