dc.description.abstract |
Dentro do cenário da sala de aula, sabemos da existência de diversas dificuldades a serem enfrentadas, e no ensino da Física, não é diferente, uma vez que, frequentemente, as aulas se limitam a uma abordagem predominantemente expositiva, sem ultrapassar a mera aplicação de exercícios. Contextualizar o ensino de Física é contribuir para uma formação mais consciente e crítica. A prática experimental surge como uma estratégia eficaz para o ensino de Física, uma vez que proporciona aos estudantes a percepção de um processo de construção do conhecimento. Reconhecemos que nem todas as instituições dispõem de ambientes seguros para a realização de práticas experimentais, e é nesse contexto que a utilização de experimentos de baixo custo se apresenta como uma alternativa viável, permitindo não apenas a discussão científica por meio da experimentação, mas também o uso de materiais recicláveis de fácil acesso aos envolvidos. Este trabalho possui caráter qualitativo e é classificado como pesquisa-ação, tendo como objetivo a utilização de um experimento de baixo custo para o estudo da cinemática, com o intuito de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e promover o ensino de Física de forma mais atraente dentro da sala de aula. A realização dessa atividade ocorreu em uma escola pública no município de Paulista-PB, com uma turma do 1° ano do ensino médio. Com a aplicação da atividade, observamos que ela foi bem recebida pelos estudantes, os quais a consideraram interessante e motivadora. O presente trabalho demonstra a potencialidade do uso de experimentos de baixo custo como uma estratégia promissora para o ensino de Física, auxiliando os estudantes na compreensão aprofundada dos conceitos e aplicações, ao mesmo tempo em que os motivam a investigar como o conhecimento é produzido. |
pt_BR |