Resumo:
No contexto educativo atual, pensa-se muito em práticas motivacionais e interativas
que possam auxiliar nas atividades educativas. Parte significativa de instituições de
ensino, independente dos níveis de educação, se deparam com dificuldades para
atrair seus alunos com a utilização de recursos educacionais tradicionais. Mediante
o exposto o presente trabalho objetiva analisar as possibilidades para utilização da
plataforma educacional Kahoot como um possivel modelo de ensino contemporâneo
com o intuito de discutir sobre a utilização de jogos educativos e seus benefícios para
o ensino de Física na educação básica. Para isso desenvolveu-se atividades com
uma turma de 1º ano do Ensino Médio da cidade de Patos PB sobre energia e
trabalho, utilizando a ferramenta de game educacional Kahoot. Como instrumento de
análise de dados foi aplicado um questionário semiestruturado com perguntas
abertas e fechadas buscando evidenciar a problemática deste estudo. Entende-se
que quanto mais diversificada, motivadora, interativa for a aula, melhor será o
rendimento dos educandos.
Descrição:
COSTA, R. S. O Ensino por meio da gamificação: a utilização da plataforma Kahoot na disciplina de Física no Ensino Médio. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro de Ciências Exatas, e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022