Resumo:
O ensino de Física atual tem enfrentado diversas dificuldades no âmbito da educação básica,
devido à maneira como é contextualizado nas escolas. Isso leva os estudantes a se sentirem
desmotivados e sem qualquer curiosidade para estudar sobre a ciência. Esses desafios são
bastante comuns na disciplina, principalmente devido ao formalismo e à atribuição. Ao
considerarmos práticas inovadoras para solucionar esses problemas na sala de aula, destacamos
o uso da interdisciplinaridade, que pode unir áreas distintas a fim de amenizar esses fatores.
Muitos autores defendem, de forma interdisciplinar, uma possível relação entre a ciência e a
arte, especialmente pelo uso do teatro, que pode desenvolver diversas habilidades nos
estudantes. Isso proporciona uma participação e interesse deles pela disciplina. Através da
teatralidade, é possível divulgar a ciência, sobretudo a história da Física, potencializando ainda
mais, visto que essa parte não é comumente abordada no ensino. Essa abordagem promove uma
disciplina mais humanizada. O objetivo do nosso trabalho foi introduzir, por meio de uma peça
teatral, a história de alguns cientistas dentro da Física, em uma turma de ensino médio, na
modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) na Escola de Ensino Fundamental e Médio
Doutor Manoel Dantas, localizada no município de Teixeira-PB. Proporcionamos a
interdisciplinaridade da Física com a arte, expondo as contribuições de alguns cientistas ao
longo da história. Contamos com um trabalho de natureza quali-quantitativo e do tipo pesquisa-ação. Ao longo deste trabalho, discutimos o ensino de Física atual, bem como a educação de
jovens e adultos (EJA). Abordamos o uso da história das ciências e sua implementação no
ensino, além da história da Física, onde detalhamos o papel do teatro no ensino de Física e
trazemos uma discussão sobre as contribuições de alguns cientistas. Além disso, apresentamos
a construção de um texto dramatúrgico, fundamentada nos estudos realizados. Os resultados
apresentados neste trabalho evidenciam a relação do uso do teatro no ensino, assim como a
utilização da história da Física. Com a realização da dramatização no ensino, percebemos a
importância de áreas relacionais, principalmente a ciência e a arte, onde o teatro se torna uma
ferramenta capaz de divulgar a ciência, especialmente a história da Física.
Descrição:
PEREIRA, A. L. Escolinha de pós doctor no céu : o teatro como ferramenta no ensino de física. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.