Resumo:
Com os avanços tecnológicos, a sociedade está passando por transformações significativas em diversos setores. No campo da educação, há uma busca constante por formas de utilizar a tecnologia em benefício do ensino e dos alunos. Nesse contexto, a avaliação heurística é uma técnica amplamente utilizada para identificar problemas de usabilidade em sistemas, inclusive em softwares educacionais, quando não é possível ou prático testá-los com usuários reais durante o desenvolvimento. Este trabalho teve como objetivo analisar os aspectos relacionados à conformidade de padrões de interface que impactam na experiência do usuário (IHC) na plataforma gamificada ProGame, por meio da avaliação heurística. Como resultado, foi possível identificar os principais pontos de desafios que os avaliadores encontraram, problemas relacionados à heurística cosmética e pequena forma os mais avaliados. Assim, sugestões de melhorias foram propostas para o aperfeiçoamento da plataforma estudada.
Descrição:
ARAÚJO, S. G. M. Uma proposta de avaliação heurística de uma plataforma gamificada para ensino de programação. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.