Resumo:
Na área da tecnologia, especialmente nos cursos de Computação, é possível observar diversos
desafios que impactam diretamente os estudantes e o mercado de trabalho. Um dos principais
problemas enfrentados é o alto índice de evasão nos cursos de Computação. Muitos alunos
desistem ao longo do caminho devido às dificuldades de aprendizagem e às complexidades
inerentes aos conteúdos abordados. Para superar esses desafios, é necessário investir em
estratégias que auxiliem os alunos no processo de aprendizagem, como o uso de recursos
educacionais digitais, tutoriais e metodologias inovadoras de ensino. Este trabalho tem como
objetivo aplicar e validar uma metodologia ativa com base em Objetos de Aprendizagem (OA)
no componente curricular da disciplina de Estrutura de Dados. Busca-se analisar a eficiência
desses OA na disciplina e explorar possíveis soluções para melhorar o processo de ensino e
aprendizado. Além disso, pretende-se compreender de forma mais precisa e abrangente as
dificuldades enfrentadas pelos estudantes no processo de aprendizagem da Programação,
incluindo a identificação de obstáculos comuns e a análise de soluções específicas para tornar
o ensino de Programação mais acessível e eficaz.
Descrição:
ANDRADE, W. F. Verificação de objetos de aprendizagem no componente curricular da disciplina de estrutura de dados. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.