Resumo:
Um novo cenário se constrói no ambiente escolar, a partir dos avanços tecnológicos e da necessidade que a sociedade da informação requer ao estarem inseridos em uma modalidade de tempo diferenciada. Este estudo tem como relevância relacionar a cibercultura com a educação, com o propósito de investigar se as ferramentas digitais estão sendo utilizadas, e de que forma são manuseadas no ambiente escolar ou no dia a dia pelos alunos da E.E.E.F.M. Professora Josefa Justino Gomes.De forma a fundamentá-lo, realizou-se uma revisão bibliográfica das obras que ratificam o trabalho desenvolvido, a partir das ideias de Prensky (2001), Maffesoli (2001), Lévy (1999) entre outros. Neste sentido, a pesquisa ganha amplitude ao estender-se para uma amostra de campo com o intuito de analisar o interesse dos alunos nessa era digital, tomando como referência a aplicação de um questionário, o qual indagava o uso das tecnologias como ferramentas de entretenimento, pesquisa, diversão e estudo. Os dados obtidos foram tabulados para uma abordagem quantitativa traduzida em percentuais e, qualitativa através das interpretações e descrições observadas.
Descrição:
ABREU, F. J. Cibercultura e sua influência na educação: um estudo de caso. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.