Resumo:
O objetivo central deste trabalho é discutir a interseção entre o ensino de Geografia e a construção da noção de cidadania durante os anos finais do ensino fundamental, considerando a importância de examinar as maneiras pelas quais a educação geográfica pode desempenhar um papel na promoção da cidadania fazendo com que os alunos possam se tornar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, como também é de grande relevância o uso de múltiplas linguagens. Para atingir este objetivo, procuramos refletir sobre o conceito de cidadania e a sua abordagem no contexto do ensino de Geografia. O estudo empírico foi realizado em três turmas do 9º (nono) ano do ensino fundamental de uma escola pública a tempo integral localizada na cidade de Mari-PB. Durante o estudo empírico, foi realizado coleta de dados quantitativos utilizando questionário para sondar o conhecimento dos estudantes sobre a temática da cidadania onde os alunos são levados a meditar sobre este conceito e como podem contribuir de forma mais ativa para a resolução dos problemas encontrados dentro de sua realidade, por exemplo: privações de investimento na saúde, educação precária, falta de geração de emprego e renda e a inexistência de obras e serviços que possam melhorar a vida das pessoas na sua comunidade. Os resultados do estudo levam-nos a reconhecer a importância do ensino geográfico na resolução de questões atuais e a necessidade de reforçar o exercício da cidadania não só na teoria, mas também na prática cotidiana.
Descrição:
MELO, Jailton Alves de. Geografia e cidadania: apontamentos e estratégias didáticas para os anos finais do Ensino Fundamental II. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.