UEPB - Repositório Digital

O professor de geografia no contexto da pandemia: uma leitura a partir do estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Iara Pereira da
dc.date.accessioned 2024-04-01T10:36:33Z
dc.date.available 2024-04-01T10:36:33Z
dc.date.issued 2023-12-07
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31138
dc.description Silva, Iara Pereira da. O professor de geografia no contexto da pandemia: uma leitura a partir do estágio supervisionado. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024. pt_BR
dc.description.abstract No ano de 2020, mais precisamente no mês de março, o mundo se deparou com uma pandemia causada pela proliferação do novo Coronavírus (Covid-19), nos levando a medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de isolamento social em prol do combate de contaminação da população. Levando a suspensão das aulas presenciais e originando uma nova dinâmica escolar de aulas remotas caracterizadas pela emergência de manter o ensino tentando minimizar os impactos. Desse modo, o presente trabalho tem objetivo geral compreender e analisar como ocorreram essas mudanças educacionais, no âmbito do estágio supervisionado, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no município de Sumé PB, na turma do 9° ano, turno manhã, com 22 alunos. Os procedimentos metodológicos adotados foram desenvolvidos em três etapas: conhecer e planejar o estágio; colaborar com a escola; refletir sobre a experiência do estágio mediante o trabalho acadêmico aqui apresentado. Por ser o estágio remoto uma experiência nova que impôs desafios como, manter a comunicação eficaz e a colaboração entre colegas e supervisores, muitas vezes lidando com diferenças de fusos horários e limitações tecnológicas ainda maiores para articular o campo da formação com o campo da profissão docente, buscamos analisar o contexto virtual, as metodologias e recursos. A análise do contexto virtual, das metodologias e recursos adotados na universidade e na escola revela um desafio crucial: acentuação das desigualdades devido à disparidade no acesso à tecnologia e à internet. Essa disparidade tem impactado diretamente a participação equitativa dos estudantes no processo de ensino virtual, evidenciando as dificuldades em lidar com as desigualdades ampliadas durante a pandemia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Suellen Silva Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title O professor de geografia no contexto da pandemia: uma leitura a partir do estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta