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Neste trabalho, inicialmente, optou-se por analisar, de forma breve, a história recente
da assistência estudantil no ensino superior, partindo da concepção de educação
como direito e responsabilidade do Estado, a partir da Constituição de 1988, a qual
seria um marco para torna-lá, de fato, uma política pública. Sabe-se que a história da
assistência inicia-se bem antes, e a discussão se intensifica com o boom das
universidades, em 1970; entretanto, destacaram-se as concepções e dados
recentes, como forma de introduzir e contextualizar o objetivo do estudo: a gestão da
política na Universidade Estadual da Paraíba, apresentando toda a trajetória da
criação da Pró-reitoria de Assistência Estudantil até as ações desenvolvidas
atualmente, demonstrando a importância do marco da adoção das cotas na
instituição e destacando todo processo de gestão até as questões chaves para
desenvolver a Política de Assistência Estudantil na UEPB. A metodologia da
pesquisa, em função dos objetivos, é de caráter exploratória e descritiva, com
abordagem analítica quanti-qualitativa e respaldo da história oral. Os dados apontam
que traçar estratégias para superação dos entraves financeiros e sistemáticos é uma
realidade urgente para uma instituição que comemorou, no ano de 2022, 35 anos de
estadualização e que já conta com um destaque de grande relevância regional no
quesito “política de assistência estudantil”. |
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