Resumo:
Pessoas portadoras de deficiência intelectual encontram no decorrer da vida diversas dificuldades de inclusão, uma das mais significativas, diz respeito ao processo educacional de tais indivíduos. Conforme estudos recentes, a inclusãoeducacional é o modelo de aprendizagem mais benéfico para os deficientes intelectuais, proporcionando avanços não apenas na vida acadêmica, mas também na vida social desses. Diante de um cenário de progresso na educação inclusiva no Brasil, após a Constituição Federal de 1988 nota-se uma normatização referente a matéria, seja por meio da própria Constituição ou através de leis complementares, portarias ou decretos. No entanto, é sabido que alguns direitos encontram dificuldades para sua plena efetivação, no que tange a inclusão educacional de pessoas com deficiência intelectual vê-se que trata-se de um processo complexo que exige uma reestruturação de recursos físicos, financeiros, pessoais e institucionais. A presente de pesquisa que traz como tema “Avanços e Desafios na inclusão educacional de Deficientes Intelectuais no ensino regular brasileiro” tem como objetivo principal: Verificar se os deficientes intelectuais matriculados no ensino regular brasileiro estão tendo a efetivação do seu direito a uma educação inclusiva. Já referente a metodologia da pesquisa, o método utilizado foi o indutivo. Quanto aos fins, a pesquisa foi exploratória já em relação aos meios, bibliográfica.
Descrição:
AMARANTE, João Vitor. Avanços e desafios na inclusão educacional de deficientes intelectuais no ensino regular brasileiro. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.