Resumo:
A partir dos relatos de experiência nos Programas Residência Pedagógica (abrangendo o período da Pandemia) e os Programas Mais Alfabetização e Tempo de aprender (no pré e pós-pandemia) foi possível estabelecer um parâmetro de comparação entre os maiores desafios de cada período abordado assim como as perspectivas de alfabetização e letramento de crianças na faixa etária entre 6 e 7 anos de idade, no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, assim como presencialmente no pós-pandemia. Para proceder ao estudo comparativo foram utilizados pressupostos investigativos no campo da alfabetização e do letramento, tendo como fundamentação teórica os estudos de Ferreiro e Teberosky(1999), Soares (2002, 2003, 2011), entre outros que dialogam sobre a temática alfabetização e letramento. O presente trabalho resulta da análise dos programas referentes à fase de alfabetização escolar das crianças, realizadas em duas turmas do 1º ano dos Anos Iniciais, das escolas Rivanildo Sandro Arco verde (Residência Pedagógica), no período de outubro de 2020 a março de 2022, e CEAI Dr. João Pereira de Assis (Tempo de aprender), ambas da rede pública municipal de Campina Grande- PB. Os resultados das análises de campo obtidos no período indicado mostram os desafios enfrentados pelas crianças e seus tutores no período pandêmico, assim como os obstáculos vividos pelos alunos na fase pós-pandemia e como os processos de alfabetização e do letramento precisaram ser adaptados paras essa nova realidade social.
Descrição:
MORAES, R. R. T. Desafios da alfabetização no contexto pandêmico e pós pandêmico: relatos de experiência. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.