Resumo:
O ensino de leitura desempenha um papel fundamental na construção de sujeitos sociais dotados de múltiplos letramentos, prontos para serem incluídos em sociedade. Por meio de práticas de leitura, busca-se formar leitores reflexivos que possam atuar em sociedade a partir da sua realidade. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objeto de estudo o ensino de leitura direcionado aos adolescentes restritos de liberdade, no Lar do Garoto Pe. Otávio dos Santos. A presente pesquisa desenvolveu-se pelo interesse de investigar a aula de leitura, na instituição socioeducativa (Lar do Garoto), buscando responder a seguinte questão- problema: como o ensino de leitura é desenvolvido pelos professores de língua portuguesa que atuam com o ensino de linguagem, na modalidade EJA, no Lar do Garoto? A fim de direcionar o trabalho ao real significado do problema, temos como objetivo geral: refletir sobre as práticas de ensino de leitura no Lar do Garoto, levando em conta o contexto social dos adolescentes internos. Seguido de três objetivos específicos: descobrir quais práticas de ensino são utilizadas pelos professores de língua portuguesa para executar as aulas de leitura, na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos – EJA; identificar as dificuldades existentes para a efetivação do ensino de leitura, numa instituição para adolescentes em conflito com a lei; verificar se houve alguma formação específica para os professores atuarem na modalidade de ensino EJA, no Lar do Garoto. O referido trabalho ocorreu na ECIT Francisco Martiniano da Costa, anexa à instituição socioeducativa Lar do Garoto, situada na cidade de Lagoa Seca-PB. Para compreender o acontecimento do ensino de leitura foi necessário trabalhar a partir de indagações ao profissional da área de letras, em exercício na instituição. Para tanto, além da observação das aulas de leitura, com registros no diário de pesquisa, foi realizada uma entrevista semiestruturada, a fim de se coletar dados sobre o acontecimento das aulas de leitura e a análise da proposta de ensino de leitura da professora colaboradora da pesquisa. Realizou-se, também, a análise de documentos oficiais que tratam do ensino de linguagens (BNCC, PCN, LDB, OCEM – Língua Portuguesa, entre outros). Os dados foram analisados a partir das contribuições teóricas de Freire (1996), Foucault (1996), Rodrigues (2009; 2016; 2017a; 2017b), Macário e Rodrigues (2018; 2020; 2021), Dantas e Rodrigues (2019), Oliveira e Rodrigues (2019; 2020), entre outros. O estudo justifica-se pela importância que a Educação e o ensino de leitura têm para a ressocialização de adolescentes privados de liberdade, levando em consideração a importância das práticas de leitura voltadas para o contexto social dos indivíduos. Se impõe relevante também por demonstrar a necessidade de ampliação de propostas de melhoria do ensino de leitura que alcancem instituições socioeducativas em prol do desenvolvimento do sócio humano, em contexto de ressocialização. Os resultados da pesquisa mostraram, primeiro, a necessidade da promoção de práticas de leitura que envolvam os alunos à realidade socioeducativa, em conformidade com suas especificidades; além de carências na preparação docente para atuar nessa especificidade, seguida da falta de estrutura adequada para a promoção do ensino de leitura.
Descrição:
BRANDAO, J. R. Ensino de leitura na sala de aula socioeducativa do Lar do garoto. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.