Resumo:
A educação de surdos no Brasil é um tema bastante discutido no meio acadêmico. A promulgação de leis e decretos garantindo uma educação de qualidade a todos os cidadãos do país é um avanço no sistema de ensino que reflete em toda sociedade. Da mesma forma para a educação infantil, a qual ganhou maior atenção após a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, sendo a maior Lei da Educação do país. Contudo, apesar dos grandes avanços na educação de surdos no Brasil, as lacunas presentes nas escolas ainda são obstáculos a serem superados. O objetivo deste estudo é refletir a educação de crianças surdas e o papel da família nesse processo. Para tanto, lançou-se mão de Revisão Bibliográfica em livros, artigos, teses, dissertações e sites governamentais. Os achados com a pesquisa apontam escassez de trabalhos sobre a surdez na Educação Infantil, como também a necessidade de maior comprometimento das instituições educacionais para com a inclusão de alunos surdos, com a formação profissional adequada para os docentes, currículos com perspectiva inclusiva, adaptação na estrutura física da escola, recursos pedagógicos específicos. Nessa perspectiva, o governo deve investir em políticas públicas que garantam uma educação inclusiva de qualidade.
Descrição:
MARQUES, K. S. G. Criança surda na educação infantil: perspectiva de inclusão. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.