dc.description.abstract |
Na pandemia da COVID-19, com a redefinição do planejamento na educação muitas desigualdades transpareceram, trazendo dificuldades e divergências no ensino remoto pela falta de acessibilidade às tecnologias, ressignificando o papel do docente na superação de obstáculos ao se reinventar e na relação professor/aluno, pais e a comunidade.Tendo em vista que, a pandemia de COVID-19 provocou uma ênfase no uso das novas tecnologias no cotidiano das pessoas, e em consequência no contexto educacional necessitando-se reconstruir, reinventar e repensar as condutas pedagógicas, na busca de estratégias para o ensino remoto, ligadas ao uso das TDICs, o presente estudo trata sobre o ensino aprendizagem de ELE através das TDICs, enfatizando as dificuldades dos docentes no uso das tecnologias digitais como recursos didáticos no ensino remoto, a fim de investigar o papel dos recursos tecnológicos frente aos tempos pandêmicos. Para tanto, foi necessário abordar a importância das TDICs para o ensino aprendizagem de ELE, verificar as TDICs como recursos didáticos para a organização e viabilidade do ensino remoto, e estudar os problemas e dificuldades dos professores de ELE no uso das TDICs durante a pandemia de covid-19. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica, construindo um conhecimento por meio de teorias dirigidas ao tema. Teoricamente, embasaram esta pesquisa Castells (2005), Duqueviz e Pedroza (2016), Kenski (2004), Prensky (2001), Ribeiro, Miranda e Ribeiro (2022), Simão e Lima (2020), dentre outros autores que discutem a temática. Diante disso, verificou-se que os aparatos tecnológicos dentro do ensino de ELE proporcionam um leque de funcionalidades e conteúdo para o trabalho de habilidades da língua, como escrita, leitura, escuta e compreensão, além da interculturalidade. Com os estudos foi possível concluir que as TDICs têm um papel importante no ensino aprendizagem de ELE, e no contexto educacional, frente a COVID-19 foi demonstrado que ainda temos muito a avançar quanto ao acesso destas ferramentas. |
pt_BR |